TRT-8 realiza palestra sobre autocuidado e saúde mental em comemoração ao Dia do Estagiário
Falar sobre saúde mental tem se tornado um hábito, sobretudo, depois da pandemia, oportunidade que nos fez aprender a voltar nosso olhar para nossas emoções com o intuito de garantir um bom aproveitamento de nossas funcionalidades quanto seres humanos.
Entendendo a importância de cuidarmos da saúde de forma integral, sem segmentar corpo e mente, já que somos um todo, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou durante a manhã de segunda-feira, 21, no auditório Aloysio da Costa Chaves, a palestra "Autocuidado e Saúde Mental".
O evento foi idealizado para os estagiários e estagiárias que fazem parte do quadro do tribunal. A iniciativa de abordar esse tema, se deu pelo entendimento da complexidade em conciliar a vida acadêmica e a iniciação ao mercado de trabalho por meio do estágio.
A programação foi aberta pelo presidente do regional, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, que ressaltou a importância dos estagiários para a excelência dos serviços prestados pelo tribunal. "Quero aqui deixar registrado meu profundo agradecimento a cada uma e cada um dos estagiários (as), pelos serviços prestados em nosso dia a dia. Não há como negar que a gente realmente precisa do apoio de cada um de vocês. Espero, verdadeiramente, que vocês possam incorporar todo conhecimento adquirido aqui e que isso contribua para o crescimento profissional de vocês."
"Ter a oportunidade de estagiar no TRT-8 é de extrema importância para o meu desenvolvimento profissional e também pessoal. A vivência com profissionais na minha área e outros que integram esse tribunal tem despertado, além da aprendizagem, muita motivação e determinação. A cada dia temos demandas que nos fazem aprender a lidar com situações diferentes do mercado de trabalho", falou Larissa Mira, estagiária de administração.
"Eu passei 6 anos sendo estagiária durante a minha graduação inteira, então, eu sei bem das dificuldades existentes. É um momento das nossas vidas que estamos iniciando como profissional, além de estar na fase de aprendizagem acadêmica. Então, esse momento é bem desafiador", disse a palestrante e psicóloga do TRT-8, Carolina Maranhão.
Vale ressaltar que o tribunal, por meio da Coordenadoria de Saúde do Tribunal (CODSA,), conta uma equipe de Serviço de Suporte Psicossocial disponível para fazer uma escuta inicial para todo seu corpo funcional, caso seja preciso."Aqui nós não fazemos atendimento psicológico, mas estamos disponíveis para uma escuta, orientação, suporte e informação. Nós estamos disponíveis no bloco 3, primeiro andar" disse ainda a psicóloga.
Dados
De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, um terço da população brasileira diz apresentar dificuldades para dormir, excesso ou falta de apetite, e que a ansiedade bate à porta com frequência. No entanto, quando perguntados sobre a saúde mental, apenas 7% dizem estar ruim ou péssima. Já a maioria das pessoas entrevistadas, 70%, dizem estar com a saúde mental em dia.
A pesquisa mostrou ainda um descompasso entre os sintomas descritos pelas pessoas e a percepção que elas têm do próprio estado mental. Durante a pesquisa foram ouvidas 2.534 pessoas, em 169 municípios, de 31 de julho a 9 de agosto deste ano.