Discriminação e assédio no trabalho são destaques na abertura da XI Semana Institucional do TRT-8
Fraternidade, colaboração e muito aprendizado esse é o clima que inicia a XI Semana Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região PA/AP, que reúne magistrados (as) e servidores (as) do TRT-8.
A programação iniciou na manhã desta terça-feira, 05, no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio-sede do TRT-8. A cerimônia de abertura contou com a participação do desembargador presidente, Marcus Augusto Losada Maia; a vice-presidente, desembargadora Ida Selene Sirotheau e a diretora da Ejud-8, desembargadora Francisca Oliveira Formigosa.
O evento tem como tema: “Inovação, Gestão e Trabalho Decente” e segue com a programação na sede do TRT-8.
Durante seu pronunciamento a diretora da Ejud-8, desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, conclamou a todos os presentes para participarem de todos os painéis da Semana Institucional com temas atuais. “Em parceria com a presidência do TRT-8, vamos valorizar em nossa programação os objetivos, as estratégias, os indicadores de desempenho do TRT-8, além de falar também das boas práticas e temas atuais como os crimes cibernéticos”, observa a desembargadora.
Ao final, a diretora da Ejud-8, destacou a importância da JT-8. “Nós não somos apenas peças da Justiça do Trabalho, somos seres humanos que dedicam grande parte da sua vida a esse Tribunal. A nossa instituição é feita de pessoa para pessoa. Todos nós prestamos serviço de qualidade, conhecemos e valorizamos nossa magistratura, valorização da Justiça do Trabalho com o fortalecimento da democracia e fortalecimento do Estado de Direito. A Justiça do Trabalho presta um serviço de excelência”, finaliza.
O presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, recebeu os parabéns de todos os presentes pelo seu aniversário e ao se pronunciar no evento divulgou o resultado do Prêmio CNJ de Qualidade, no qual o TRT-8 recebeu pelo segundo ano consecutivo, o selo Diamante. “Para nós o selo Diamante é o reconhecimento do fruto do trabalho de cada um de nós, magistrados (as), servidores (as) e valoriza as pessoas que tem atuado na Oitava Região.”
O desembargador presidente agradeceu ao empenho de todos na realização da programação da XI Semana Institucional do TRT-8. “Agradeço a colaboração de todos (as) que fazem a Ejud-8 e a equipe da Ecaiss. Os debates desta semana serão exitosos. O TRT-8 não é feito só de desembargadores (as), mas de cada um de nós, com comprometimento de todos e todas da Oitava Região, que fazem um serviço de qualidade. Convido todos e todas a participar com muito entusiasmo e perspectiva de tudo que será discutido e colocar em prática”, finaliza.
Conferência - Advogado Gabriel Carvalho, diretor de litigância e incidência da Conecta de Direitos Humanos, fez a conferência de abertura do evento e abordou sobre discriminação e assédios no ambiente de trabalho.
O advogado ressalta a importância de uma Escola Judicial tratar um assunto tão atual. "A importância é fundamental, uma escola voltada para a magistratura e para um trabalho judicial essencial para o estado brasileiro, a perspectiva que vou trazer ao longo da minha palestra é a perspectiva dos direitos humanos, a perspectiva de enfrentamento sobre quais questões que movem a sociedade brasileira, num projeto de consolidação do estado democrático de direito, onde a magistratura tem um papel essencial", detalha.
Para a servidora Karina Luna, que atua há nove anos no Fórum Trabalhista de Macapá, e hoje é chefe da Divisão de Apoio às Varas do Trabalho de Macapá, os temas do evento são atuais e relevantes. “Eu aprovei todos os temas por serem atuais, importantes, diversificados como, por exemplo: o racismo estrutural, crimes cibernéticos que precisamos cada vez mais estar atentos”, pontua.
A XI Semana Institucional do TRT-8 segue sua programação até quinta-feira, 07 de dezembro de 2023.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado. Ao centro, um homem e uma mulher sentados lado a lado.