Saúde mental no ambiente de trabalho é tema do novo episódio do podcast Laborando, do TRT-8

No Janeiro Branco, o episódio aborda ações e cuidados que devemos ter para garantir a saúde mental no trabalho
Arte gráfica com gradiente verde, vermelho e laranja, e um microfone preto ao lado esquerdo.
— Foto: ASCOM8

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira sofre com o transtorno. Anualmente, a campanha Janeiro Branco busca trazer visibilidade para a saúde mental, compartilhando as causas, impactos sociais e demais informações para alertar a população sobre a importância desse tema.

No novo episódio do “Laborando”, o podcast da Justiça do Trabalho do Pará e Amapá, a saúde mental no ambiente de trabalho é o foco do diálogo. Para abordar sobre tema, foram convidados dois psicólogos e uma assistente social da Coordenadoria de Saúde (Codsa) do TRT-8, profissionais que realizam o acolhimento e atendimento de magistrados(as) e servidores(as) que procuram a Seção Psicossocial (SePsi) do tribunal. Ouça já aqui.

Por ser o primeiro mês do ano, janeiro leva as pessoas a refletirem sobre suas vidas, seja o passado, o presente ou, principalmente, o futuro. Metas são traçadas para seguir um novo ano com novos hábitos, escolhas, atitudes. É como se fosse criada uma página nova, em branco, para ser preenchida com projeções, expectativas, desejos e mudanças. É por esse motivo que o mês foi escolhido para abrir o debate em torno da temática e seguir com a discussão durante todo o ano.

A assistente social do TRT-8, Thamiris Moura Leite, explica que por muito tempo se fala da importância do cuidado com a saúde física, mas a saúde mental acaba ficando de lado ou restrita a apenas uma época, que é o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. “Cada vez mais se faz urgente falar sobre saúde mental, então já começamos o ano falando sobre essa temática, sobre como nos enxergamos no mundo e como podemos fazer para desempenhar nossas atividades estando psicologicamente bem”, acrescenta.

No âmbito do tribunal, no entanto, durante o ano inteiro, diversas ações são realizadas para garantir a saúde mental dos(as) magistrados(as) e servidores(as). Aulas de yoga, palestras, rodas de conversa e momentos que oferecem serviços de autocuidado são promovidos frequentemente. Para a psicóloga do TRT-8, Ursula Custódio Gomes, são ações para incluir servidores(as) e magistrados(as) fora da sede e na sede, e sempre lembrar o cuidado com a saúde mental. “Se o cuidado com a saúde mental for uma pauta constante para a nossa vida, não vamos descuidar e nem chegar a uma situação mais difícil de um adoecimento”, finaliza.

A saúde mental atrelada à pandemia, ao trabalho e à organização são temáticas também exploradas no novo episódio do Laborando que já está disponível na plataforma de streaming Spotify. Clique aqui para ouvir na íntegra.

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica com gradiente verde, vermelho e laranja, e um microfone preto ao lado esquerdo. Ao lado direito, o texto "Saúde mental no trabalho. Quer saber como sua saúde mental pode influenciar o seu dia a dia no trabalho? Descubra com o Laborando" em cor branca. Por fim, a logo do Laborando centralizada no rodapé.