TRT8 será um dos pioneiros na implantação da versão 2.0 do PJe

Uma nova fase do Processo Judicial Eletrônico está sendo construída pela Justiça do Trabalho, é a versão 2.0 do PJe. A atualização do sistema foi construída pelo Conselho Superior da Justiça doTrabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais de todo o país. Sendo o TRT8 um dos pioneiros na implantação da nova fase do sistema.

O PJe 2.0 foi desenvolvido a partir da necessidade de se ganhar agilidade no sistema, pois, com as atualizações no atual sistema do PJe, o sistema perdeu sua agilidade. O PJe 2.0 conta com uma interface mais moderna e uma estrutura que agrega as funcionalidades já existentes, deixando o sistema mais ágil e prático. Com o PJe 2.0 os usuários vão poder acessar os processos de qualquer lugar com menor tempo de resposta.

Para o desembargador Sérgio Rocha, Gestor Regional do PJe, com a atualização do sistema o usuário só tem a ganhar. “O usuário ganha uma versão mais segura, mais rápida, uma versão que apresenta uma tecnologia mais recente na sua arquitetura e uma versão que nós vamos poder implementar melhorias já existentes na versão 1X, mas com ganho de rendimento para o usuário”, afirmou o desembargador.

No último dia 5 de dezembro, a versão 2.0 do PJe foi instalada na Vara do Trabalho de Navegantes, em Santa Catarina, a próxima instalação acontece na 15ª VT de Porto Alegre (RS), dia 11 de dezembro.No dia 12 deste mês (terça-feira), o PJe 2.0 será lançado na 8ª Região na 10ª VT de Belém, na 1ª VT de Macapá no Gabinete do Desembargador Sérgio Rocha, além da 1ª VT de Parauapebas. . Em 2018 e 2019 toda a Justiça do Trabalho receberá atualização do sistema.

Mudanças
O destaque para as mudanças com a atualização para a versão 2.0 são:

  • Telas redesenhadas;
  • Número de cliques reduzido;
  • Tempo menor de resposta;
  • Assinatura de documentos com certificado digital A1;
  • Controle de gestão da Vara e do Gabinete por meio de divisão de tarefas entre os servidores e visualização da produção em gráficos;
  • Nova central de mandados, módulo de controle de precatórios;Nova timeline; com marcação de peças favoritas.

O coordenador técnico do PJe do CSJT, Christiano Guimarães de Carvalho, apresentou uma síntese didática sobre as mudanças de tecnologia da versão antiga para a 2.0. “A tecnologia usada atualmente no sistema está defasada, porque é de 2011, com front-end antigo e com uma tecnologia pensada para o usuário final”. Ele ressaltou ainda todo o trabalho de migração da tecnologia antiga para a 2.0 do PJe. “Ela foi desenvolvida pelo Google e estão sendo reescritos 635 mil códigos de forma paulatina”, explicou. De acordo com Christiano, ao longo de 2018 e 2019, a coordenadoria Técnica do PJe pretende fazer a migração para o 2.0 com todos os códigos reescritos. “A tecnologia será mais acessível e mais rápida para todos os usuários, com menos erros. A experiência do usuário do sistema será cada vez melhor”, esclareceu.

Parada programada
Em função da atualização do Sistema Pje para a versão 2.0 fará uma parada programada das 15h do dia 7 às 23h59min do dia 10 de dezembro.

Apresentação
Na próxima terça, dia 12/12/2017, o TRT8 receberá uma equipe do CSJT que apresentará para usuários da 8ª Região a versão 2.0 (KZ) do PJe. Será feita uma apresentação geral do sistema é mostrado aos usuários o novo interface da versão. Será exibido um vídeo curto com o símbolo do PJe 2.0 (KZ), seguido da apresentação do sistema pelo magistrado Fernando Bessa, sendo o PJe 2.0 operado pelo servidor José Francisco Pereira. Ao final um vídeo institucional sobre o Projeto PJe 2.0 com a mensagem do Min. Ives Gandra.

O gestor regional da Comissão do PJe, desembargador Sérgio Rocha, destaca que o TRT8 sempre esteve presente no desenvolvimento do PJe na Justiça do trabalho. “Nós somos parceiros do desenvolvimento desse projeto desde o seu início e esta implantação é uma espécie de coroamento de uma atividade que vem sendo desenvolvida a longo tempo com vista para melhorar o sistema para os usuários”, completou.

Estarão presentes na apresentação o juiz Fernando Moreira Bessa, juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Parauapebas-PA, membro do Grupo Nacional de Negócio do PJe no CSJT e Gestor-Regional do PJe na 8ª região, o juiz Fabiano Coelho de Souza, Coordenador Nacional Executivo do PJe na Justiça do Trabalho e o juiz Maximiliano Pereira de Carvalho, Coordenador-Adjunto Nacional Executivo do PJe na Justiça do Trabalho.

Também estarão presentes os servidores Daniel Souto Rocha, Chefe da Seção de Métodos e Padrões da Coordenadoria Técnica do PJe no CSJT e José Francisco Pereira, Líder Técnico do Projeto PJe 2.0 no CSJT.

Serviços:

Indisponibilidade do PJe
Início: dia 07/12, quinta-feira, às 15h
Retorno: dia 10/12, domingo, às 23h59

Apresentação do PJe 2.0
Data: 12/12/17
Hora: 11h
Local: Sala de Turmas - 1º andar do prédio sede
Endereço: Tv. D. Pedro I, 746 Belém - Pa

Com informações de CSJT, TST e ASCOM8.