TRT-8 lança cartilha “Acessibilidade Digital no Ambiente de Trabalho”

A cartilha ensina como adaptar sites e documentos para torná-los mais acessíveis
Arte gráfica nas cores azul e branco. No centro do card o texto: Lançamento da Cartilha: Acessibilidade Digital
Arte gráfica nas cores azul e branco. No centro do card o texto: Lançamento da Cartilha: Acessibilidade Digital no Ambiente de Trabalho. No rodapé a logomarca da Justiça do Trabalho da 8ª Região.
Audiodescrição da imagem: 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) criou a cartilha “Acessibilidade Digital no Ambiente de Trabalho”, um guia essencial voltado para a inclusão e acessibilidade digital no contexto laboral. Este documento visa fornecer orientações práticas e técnicas para garantir que todos(as) os(as) servidores(as) e magistrados(as) tenham acesso pleno às ferramentas e recursos digitais disponibilizados no ambiente de trabalho.

A cartilha aborda diversas questões, incluindo a adaptação de sites e documentos digitais para torná-los mais acessíveis para pessoas com deficiência. Além disso, o guia apresenta diretrizes sobre a criação de conteúdos digitais inclusivos e a importância da implementação de tecnologias assistivas.

O lançamento da cartilha está alinhado com o compromisso do TRT-8 em promover um ambiente de trabalho inclusivo e acessível para todos. Esse esforço faz parte de uma iniciativa mais ampla do Tribunal para estar em conformidade com o Plano de Acessibilidade e Inclusão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes e metas para garantir a acessibilidade nos órgãos do Judiciário em todo o país.

A Chefe da Divisão de acessibilidade, inclusão e sustentabilidade Luisa de Souza Leão Almeida destaca a importância da criação da cartilha “Dar a oportunidade de cada servidor, cada magistrado, cada integrante do TRT-8 se responsabilize pela promoção da acessibilidade digital. Que cada um entenda aquilo que pode fazer na sua rotina de trabalho, como gerar documentos, como descrever imagens, como priorizar alguns tipos de formatação visando favorecer a participação de todas as pessoas”         

O TRT-8 desenvolve diversas ferramentas e soluções tecnológicas que visam melhorar a acessibilidade digital. Entre essas iniciativas, destacam-se a implementação de sistemas que facilitam a navegação para pessoas com deficiência visual, a disponibilização de vídeos com interpretação em Libras e legendas, além de aplicativos e plataformas digitais que seguem os padrões de acessibilidade.