TRT8 renova o parque de computadores das Varas de fora da sede
Desde o início do ano judiciário o TRT8 está em processo de troca do seu parque de computadores, com isso 938 computadores novos serão instalados na 8ª Região. Por decisão do Comitê de Governança de TI o foco desta troca serão os computadores da área fim do Tribunal, que estão sem garantia, ou seja, os computadores localizados nas Vara do Trabalho, principalmente as de fora da sede.
Os computadores começaram a ser instalados no último dia 08 de janeiro e, seguindo o cronograma, devem ocorrer durante todo o ano de 2018 em todas as varas localizadas fora da sede, com exceção de Macapá que teve seu parque de computadores renovado junto com o novo fórum.
O novos equipamentos são os chamados mini computadores, que possuem um design inovador e ocupam muito menos espaço. Mas, de acordo com o Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, apesar do tamanho reduzido a velocidade e o desempenho dos computadores são poderosos. “São equipamentos bem robustos, com design super novo. Nós estamos na crista da onda em relação à tecnologia de desktop. Os equipamentos apesar de terem uma estrutura minimalista, são equipamentos com processadores Core i5, com 8 e 16 gigas de memória então são equipamentos que atendem a necessidade de trabalho com mais memória e mais processador” afirmou.
Outra mudança é o sistema operacional, todos os novos computadores têm o sistema operacional Windows 10, o mais recente lançado pela Microsoft. Marco Aurélio Rêgo afirma que o sistema operacional se adapta melhor à realidade do usuário. “Ele trabalha de uma forma mais otimizada a disponibilização dos aplicativos para o usuário, então o usuário olhando para o windows 10 ele se familiariza muito, lembra um pouco o celular que ele está acostumado a trabalhar.
Na primeira etapa serão instalados os novo equipamentos nas VT’s de Parauapebas, Marabá, Ananindeua, Itaituba, Santarém, Altamira e Abaetetuba. Na segunda fase do projeto será a vez das Varas de Santa Izabel, Redenção, Breves, Tucuruí, Paragominas, Capanema, Óbidos e, possivelmente, Monte Dourado. A implantação na Vara ainda está em fase de análise em função da substituição pontual de alguns micros que ocorreu em 2017 e ainda estão na garantia, mas o mais provável é que ocorra a substituição para manter a homogeneidade do parque de computadores.