No dia Mundial da Água, Fórum Trabalhista de Macapá é exemplo de ​seu uso

Consumir menos matéria prima, água e energia são apenas alguns dos exemplos de ações de sustentabilidade que vêm sendo adotadas pelo TRT8.

Consumir menos matéria prima, água e energia são apenas alguns dos exemplos de ações de sustentabilidade que vêm sendo adotadas pelo TRT8.

No Dia Mundial da Água, a Rede Amazônica, afiliada Globo em cinco estados (Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá) produziu uma série de reportagens sobre temas positivos relacionados a utilização da água​,​ e ​a Justiça do Trabalho no Amapá foi destaque, com o Fórum Trabalhista de Macapá ​tendo sido 

escolhido para compartilhar sua experiência com reutilização de água.  A matéria elaborada pretendeu mostrar como funciona o sistema​ de captação de água instalado no prédio do Fórum Trabalhista de Macapá​, para sua reutilização, destacando todos os detalhes​ do processo, com toda a trajetória que a água tem dentro do prédio, com a instalação desse sistema, que também está sendo instalado no novo Fórum Trabalhista de Belém, que será inaugurado no primeiro semestre deste ano.

A produção foi ao ar n​o dia 21​,​ no programa Bom Dia Amazônia.

Segundo a Divisão de Engenharia do Tribunal, o TRT8 já incorpora em seus projetos aspectos de sustentabilidade desde 2013 com a inauguração do Fórum Trabalhista de Ananindeua, ​ e continuou aplicando os critérios nos prédios que inaugurou após 2013, como exemplo o Fórum de Parauapebas e ​o de ​Macapá.

O projeto de reaproveitamento da água foi considerado inovador e desenvolvido por técnicos do próprio Tribunal. O sistema contou com a instalação de reservatórios de reuso que possuem capacidade total de 50.000 litros, com um volume útil de 39.250 litros. Para implantação do Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva e de Ar Condicionado, foram investidos aproximadamente 120 mil reais.

A água da chuva é coletada no telhado da edificação, depois conduzida em dutos por gravidade até as cisternas de reuso​,​ localizadas no jardim do prédio. Em seguida esta água é bombeada para as caixas d’água de distribuição, de onde abastecerão os vasos sanitários, mictórios e torneiras de jardim, locais onde é utilizada a chamada “água de reuso”.

Além disso, cada condensadora​ de ar condicionado ​gera em média 5 litros de água por dia, num total de 100 litros/dia considerando as 20 condensadoras instaladas. Para reutilização desta água, foram instaladas tubulações de coleta na saída dos condensadores de ar condicionado do prédio e direcionada para as cisternas de reutilização​,​ da mesma forma que a água de chuva.

Esta água não possui tratamento. Por isso não pode ser utilizada como água potável, sendo utilizada em vasos sanitários, mictórios e torneiras de jardim, possibilitando o reaproveitamento de um recurso finito e que seria descartado. Mensalmente, o Fórum Trabalhista de Macapá utiliza 12.000 litros de água provenientes de reuso. As pias e bebedouros do Fórum são alimentados pela água de poço artesiano, sistema que não se comunica com o de reuso de água da chuva.

A ideia pode ser utilizada em projetos residenciais​,​ desde que haja um sistema de coleta e armazenamento adequado.

Veja algumas dicas de como economizar água no seu dia a dia.

É dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.  Se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, três a seis litros de água serão economizados. Se multiplicar este volume pelo número de habitantes presentes em uma cidade, percebe-se que os resultados trazem impactos positivos e fazem a diferença.

Veja como economizar água no dia a dia com pequenas ações:

  1. Feche a torneira enquanto você ensaboa as mãos;
  2. Para escovar os dentes, use um copo;
  3. Reduza o tempo de banho;
  4. Varra a calçada em vez de lavá-la;
  5. Repare as torneiras com vazamentos;
  6. Para lavar frutas e verduras, não precisa usar litros de água corrente: limpe-as as em uma bacia com um pouquinho de bicarbonato de sódio e uma outra para enxaguar;
  7. Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las;
  8. Se não tiver máquina de lavar louça, use uma bacia para lavar pratos e utensílios e outra para enxaguar. Use pouco sabão e do biodegradável;
  9. Se você tiver um jardim, regue as plantas no início da manhã ou à noite;
  10. Lavar o carro em um lava-jato é melhor do que lavar em casa;
  11. Reutilize água;
  12. Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã
  13. Reaproveite a água do cozimento dos alimentos;
  14. Não desperdice alimento. Isso é desperdiçar água também, pois todo processo produtivo utiliza água. 
  15. Compre menos, recicle e reutilize mais. Tendo em mente o conceito de água virtual, fica fácil entender que comprar significa, também, gastar água. Por isso o consumo de bens deve ser pensado e repensado.

 

Sobre o Dia Mundial da Água

A data é comemorada como uma forma de conscientizar e educar as pessoas com relação à importância de sua conservação e de seu uso consciente. 

Sustentabilidade na Justiça do Trabalho

O TST e os Tribunais Regionais do Trabalho de todo país se movimentam para elaborar projetos que contribuem para a redução de despesas e uso consciente de materiais.

A Política de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho foi instituída pelo Ato Conjunto CSJT. TST ​n.º ​ 24 de 2014 e determina que o CSJT, TST e todos os Tribunais Regionais do Trabalho insiram o tema responsabilidade socioambiental em ações de capacitação e comunicação. O ato ainda visa garantir melhorias da qualidade de vida e práticas internas de trabalho e de relacionamento com a sociedade.

Veja ​o link da matéria ​no G1.

Fontes: Infoescola e Greenme