TRT8 realizará evento na Praça Brasil comemorando Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
De acordo com a PNAD, ainda são mais de dois milhões e quinhentas mil crianças e adolescentes que estão no trabalho infantil no Brasil. No evento de 2017, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8, apresentou um levantamento inédito realizado pela Comissão, com apoio de entidades parcerias, sobre o trabalho infantil em diversos municípios do estado do Pará, incluindo Belém, a primeira a ser concluída, com os dados sendo colhidos diretamente com alunos de escolas públicas, (acesse aqui), evidenciando que o principal alvo do trabalho infantil são as meninas, especialmente as envolvidas em afazeres domésticos e cuidados de pessoas, sejam adultas ou outras crianças.
A desembargadora presidente do TRT8, Suzy Koury, define como fundamental a erradicação do trabalho infantil. "É fundamental que a preocupação com a erradicação do trabalho infantil seja prioridade de toda a sociedade, caso se tenha em vista um futuro que vise à promoção de um desenvolvimento sustentável, garantidos os direitos básicos de cada indivíduo, especialmente das crianças e jovens. A Justiça do Trabalho está alinhada com essa prioridade, tendo demonstrado que muito se pode fazer por nossas crianças e adolescentes. Assim, as atividades que serão realizadas no evento do dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, demonstram mais uma oportunidade de se atuar diretamente junto à sociedade, o que evidencia que, apenas com a união, será possível reverter os ainda lastimáveis índices do trabalho infantil, tanto no Estado do Pará, quanto no Brasil".
O evento do dia 12 de junho, que marca o dia Mundial contra o Trabalho Infantil na Oitava Região, acontecerá na Praça Brasil, em frente ao Tribunal, localizado no bairro Umarizal, em Belém, a partir das 8h30. Em parceria com cerca de 12 instituições que marcarão presença na data, acontecerão diversas atividades concomitantes no local. Haverá orientações sobre o tema do trabalho infantil, sobre riscos de acidentes domésticos, orientações jurídicas, atividades lúdicas para as crianças e os adolescentes, além de orientações sexuais. “As nossas meninas estão engravidando muito cedo, e esta é uma questão que estamos trazendo porque a criança engravidando cedo mais cedo ainda ela vai para o mundo do trabalho e absorve uma responsabilidade precoce, porque precisa também cuidar de outra criança”, explica a magistrada Vanilza Malcher, coordenadora regional da Comissão.
“Para a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da JT8, o evento do dia 12 de junho que será realizado na Praça Brasil representa uma reafirmação de que a Justiça do Trabalho da Oitava Região está na luta contra o trabalho infantil de forma incessante, como nós temos demonstrado para toda a sociedade desde 2014, desde o momento que foi constituída uma Comissão neste Tribunal, e não poderíamos ficar de fora dos eventos do dia 12”, complementa a magistrada.
Também acontecerá exibição de vídeos em parceria com a AMATRA8, atividades lúdicas e educacionais, teatro de fantoches em parceria com a Escola Judicial do TRT8, orientações sobre o Programa Jovem Aprendiz aos adolescentes que almejam o primeiro emprego, exposição de artesanato pelos afilhados do Projeto Padrinho Cidadão com itens produzidos dentro do Projeto a partir de oficinas, Projeto Guajará (Remo Olímpico) e o Projeto Futsal Show estimulando as crianças e adolescentes ao esporte, dentre tantas outras atividades.
A programação musical contará com a presença do músico e compositor paraense Salomão Habib, fazendo lançamento de músicas sobre o tema do trabalho infantil. O ponto mais aguardado do evento será a formação de um catavento humano, símbolo mundial na luta contra o trabalho infantil, com cerca de 100 alunos da Escola Waldemar Ribeiro, de Belém. O primeiro catavento humano (no entanto estático) no Brasil foi registrado em 2014, na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, onde participaram cerca de mil pessoas, em atividade organizada pelo Fórum Nacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). O diferencial do mosaico que será formado na Praça Brasil, no próximo dia 12 de junho é que ele vai girar.
O projeto Cineclube TRT8 & UFPA, que neste mês celebra um ano de parceria entre as Instituições, também terá um espaço na programação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A equipe do Cineclube TRT8 & UFPA montou uma programação que inclui curtas produzidos pelos alunos atendidos pelo projeto durante a realização das oficinas realizadas em escolas públicas integrantes do programa, curtas paraenses e um documentário sobre trabalho infantil, feito pela Associação dos Magistrados do TRT8. A equipe do projeto, composta de bolsistas e voluntários, sob orientação da coordenadora do projeto, professora Angela Gomes, também fará um exercício prático in loco com alunos participantes do projeto sobre a cobertura audiovisual do evento.
O Cineclube TRT8 & UFPA é um projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, executado em parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem do TRT8. Desde maio de 2017 o projeto tem realizado sessões de cinema para crianças e jovens de escolas públicas atendidas pelo programa, e oficinas de introdução ao audiovisual, visando contribuir com a formação cultural deste público.
O evento se encerra na Praça Brasil com a bateria da Escola de Samba da Matinha, parceira da Comissão desde março de 2018 e que através do samba buscam a conscientização das crianças, jovens e toda a comunidade do bairro de Fátima.
À tarde, a programação do dia 12 de junho prosseguirá na Escola Salesiana do Trabalho, localizada na Av. Pedro Miranda, 2003.
Veja aqui a Programação completa.
Leia aqui o levantamento sobre o trabalho infantil no Pará
Serviço: 12 de junho de 2018 - Mundial contra o Trabalho Infantil
Hora: 8h30 às 11h30
Local: Praça Brasil, em frente ao TRT8, bairro Umarizal, Belém/PA.