Pesquisa irá diagnosticar clima organizacional e satisfação do usuário com os serviços do TRT8

A meta do TRT8 é atingir 70% em governança de pessoas até 2020
Banner em fundo lilás onde está escrito diagnostico institucional 2018 em letras na cor branca.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realiza, no período de 15 de Outubro a 13 de Novembro, as pesquisas de Clima Organizacional e de Satisfação dos Usuários 2018. As pesquisas terão duração de 30 dias, e são coordenadas pela Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES) e tem por finalidade fazer o diagnóstico institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

A pesquisa de clima organizacional é realizada com magistrados e servidores e a de satisfação dos usuários é direcionada para aqueles que atuam junto às varas do Trabalho da Oitava Região. Para participar da 
pesquisa, magistrados e servidores devem clicar no link, que será disponibilizado pela COGES, acessar o questionário eletrônico e responder as perguntas.  Não é necessário se identificar, pois a participação é anônima.
 
Na pesquisa, serão novamente avaliados os vários aspectos que podem influenciar no clima organizacional da instituição, como as instalações físicas, os recursos tecnológicos, o relacionamento interpessoal, o relacionamento de funcionários com a chefia, temas ligados a saúde e segurança  no ambiente de trabalho, a motivação para o trabalho, o tempo que os servidores dedicam à família, o volume de trabalho, a qualidade do meio ambiente de trabalho, entre outros.

O formulário eletrônico da pesquisa de satisfação do usuário com os serviços prestados pelo tribunal ficará disponível no portal do TRT8, com link que pode ser acessado no endereço www.trt8.jus.br. A pesquisa engloba ainda aspectos relativos à qualidade dos serviços das varas e do Tribunal na opinião dos usuários.
 
O intuito é fornecer informações para a Administração aprimorar as relações com magistrados e servidores, de modo a apresentar condições de trabalho adequadas e proporcionar oportunidades de desenvolvimento ao estabelecer um bom ambiente de trabalho, além de aperfeiçoar o relacionamento com os usuários dessa Justiça Especializada, a fim de antecipar-se às necessidades dos usuários e assegurar credibilidade, confiança e imagem positiva através da divulgação dos bons serviços prestados por este Regional.

Após a pesquisa, o tribunal terá em mãos um mapa do grau de satisfação dos magistrados e servidores em relação a diversos itens, sendo possível visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura 
definida pelo TRT e as ações realizadas no dia a dia da instituição. De acordo com a COGES, a pesquisa é uma valiosa ferramenta de gestão estratégica, pois, além de permitir essa análise interna, acompanha ainda o estado de satisfação e comprometimento dos magistrados e servidores com a instituição. Esse 
acompanhamento cria condições para a definição de estratégias e ações que visem ao crescimento e desenvolvimento das pessoas com produtividade e qualidade.

Este ano, a meta do TRT8 é alcançar um índice de pelo menos 70% em governança de pessoas até 2020.

Indicadores de qualidade – Em 2017, 43 magistrados responderam a pesquisa. A meta é que 50 respondam este ano. O número de servidores que participaram no ano passado ficou em 675. A meta é atingir este ano 790 servidores. A quantidade de advogados que respondeu a pesquisa de satisfação foi de 426 advogados. A meta é que 490 preencham o formulário em 2018.

Clima Organizacional - é o sentimento que se expressa por todos na organização em um dado momento ou determinado período. A pesquisa proporcionará a análise do ambiente interno, bem como o conjunto de 
condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos magistrados e servidores.
 
Satisfação do Usuário -  A satisfação do usuário após a utilização de um serviço do TRT depende do desempenho da oferta desse serviço em relação às suas expectativas.

Pesquisas que serão realizadas:
- Pesquisa de clima organizacional com magistrados;
- Pesquisa de clima organizacional com servidores;
- Pesquisa de satisfação dos usuários externos;