CEJUSCs ampliam atuação na mediação de conflitos com o aumento no número de varas trabalhistas que integram os Centros
Os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, os chamados Cejuscs, terão papel importante na solução de demandas jurídicas trabalhistas do TRT8 durante a XIII Semana Nacional de Conciliação, que começa nesta segunda, 05 de novembro, em todo o país. A servidora Carol Savino, chefe do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC), coordenado pela desembargadora Maria Walquíria Norat Coelho, assegura que, por ocasião da semana, haverá "a realização de audiências de conciliação de processos em todas as fases. Conhecimento, execução e em fase recursal, inclusive processos que estejam no TST."
No Pará e Amapá, estados que estão sob jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, estes Centros específicos para a conciliação já estão funcionando há mais de um ano e atingiram a marca de 40% de conciliações nas audiências realizadas, meta estabelecida pela coordenação do NUPEMEC.
Em Belém, o Centro ampliou a capacidade de atuação com a inclusão de mais varas trabalhistas. Atualmente, o Cejusc Belém atua com a participação de 15 (quinze) das 19 (dezenove) Varas do Trabalho e no Fórum Trabalhista do Amapá já chegaram a oito 08 (oito) o número de Varas Trabalhistas que integram o Cejusc na capital Macapá.
Os servidores que desempenham suas funções nestes centros são capacitados para realizar a solução dos conflitos, sob a coordenação de juízes do trabalho.
Como parte da programação da Semana Nacional de Conciliação, o TRT8 inaugurará, no dia 06 de novembro, o Cejusc Parauapebas, que funcionará no Fórum Trabalhista daquela cidade já durante a semana, com a participação das 04 (quatro) varas do Trabalho. De acordo com o levantamento do Fórum Trabalhista de Parauapebas, a pauta prevista para XIII Semana da Conciliação já possui oito audiências agendadas para a terça-feira (6) e quarta-feira (7). Após a semana, o CEJUSC funcionará normalmente pelo período da tarde, podendo posteriormente haver mudança nos horários.
O município de Parauapebas, localizado na região sudeste do Pará, é de grande importância econômica para o estado e concentra empresas de diversos ramos empregatícios, principalmente relacionados a área da mineração, como a Vale. A Chefe do NUPEMEC, Carol Savino, explicou que existe uma expectativa para que o início das atividades do Cejusc de Parauapebas seja um sucesso. "Foi realizada uma reunião com a empresa Vale. Esperamos que sejam realizados muitos acordos e que possamos também conscientizar as partes que chegar a uma solução mútua, através do diálogo, é mais vantajoso e célere para as partes, que participam ativamente durante as audiências de Conciliação".
CEJUSC - O Centro é uma unidade ligada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC) e tem o objetivo de ser a unidade do TRT8 especializada em conciliações e soluções de conflitos. Na Oitava Região,
o CEJUSC atua vinculado a 15 (quinze) varas do Trabalho de Belém e 08 (oito) varas do Trabalho em Macapá.
Semana Nacional da Conciliação - A XIII Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em 2018 ocorrerá de 05 e 9 de novembro em todo o País. A campanha em prol da conciliação é realizada anualmente pelo CNJ desde 2006, e envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.
Para saber mais sobre a atuação do Cejusc acesse o portal do TRT8 em: https://www.trt8.jus.br/cejusc