Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas elegeu coordenador

Eleição ocorreu durante reunião em que foram apresentados temas de relevância para o TRT8
Na foto, servidores que integram o comitê gestor local de gestão de pessoas.

O desembargador Julianes das Chagas foi eleito, por aclamação, o coordenador do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas. A eleição ocorreu em novembro, durante reunião realizada pelo Comitê. Na ocasião, a servidora Maria Helena Guerra foi designada para secretaria do Comitê.

Antes da eleição, houve a apresentação de servidores que integram o Comitê. A abertura foi feita pela servidora Maria Helena, que fez uma breve apresentação sobre os objetivos e atribuições do Comitê. Em 
seguida, foi a vez do servidor Thiago Reis, da Coordenadoria de Gestão Estratégica e membro titular do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, falar acerca da Governança e da Gestão de Pessoas no contexto do Planejamento Estratégico Institucional.

Depois, o Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Álvaro Rôlo, discorreu sobre a Resolução CNJ nº 240/2016, que dispôs sobre a instituição do Comitê, além dos resultados atualizados do TRT8 no 
Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas do TCU (divulgados no dia 26/11/2018), e das principais informações relativas ao quadro de pessoal do Tribunal.

Álvaro Rolo destacou a aprovação pelo CSJT da Resolução sobre o alinhamento estratégico da área de gestão de pessoas,que prevê o Plano de Diretrizes de Gestão de Pessoas para o biênio 2019-2020, além da elaboração do Plano de Contribuição de Gestão de Pessoas por parte dos Tribunais do Trabalho.

O diretor explicou que o Plano é de competência do Comitê, juntamente com as unidades de gestão de pessoas e de gestão estratégica e que, além da elaboração do Plano, o Comitê e a unidade de gestão estratégica serão responsáveis pelo acompanhamento, avaliação e revisão da execução das iniciativas.

Na reunião, os membros do Comitê apresentaram dúvidas sobre o Plano de Contribuição e a servidora Maria Helena Guerra apresentou os principais pontos da minuta encaminhada pelo CSJT, no início do mês de novembro, para sugestões por parte das áreas de gestão de pessoas dos Tribunais. A servidora informou ainda que o Comitê assumirá as funções do extinto Comitê Gestor do Clima Organizacional do TRT8 e da Comissão Permanente do Programa de Reconhecimento e Valorização de Magistrados e Servidores, considerando os termos da Portaria PRESI nº 856/2016.

Outro assunto que mereceu destaque foi a pesquisa de clima organizacional. O desembargador Luis Ribeiro ressaltou a atuação de liderança por parte do Comitê no desenvolvimento do tema e o analista judiciário, José Geraldo Soares Durães Júnior, sugeriu o aprimoramento da pesquisa para aferição dos resultados por unidades organizacionais, conferindo um diagnóstico mais preciso sobre a situação da gestão de pessoas.

Os principais temas objeto de intervenção dos participantes durante o encontro foram: Gestão por Competências; Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas do TCU; Políticas de Sucessão: ocupações críticas e gestão do conhecimento.
 
A próxima reunião será realizada após a publicação e divulgação da Resolução do CSJT sobre o alinhamento estratégico da área de gestão de pessoas. Nesse próximo encontro, a Coordenadoria de Gestão Estratégica e a Secretaria de Gestão de Pessoas devem apresentar propostas para o Plano de Contribuição.