Sicoob Credijustra lança linha de crédito socioambiental

Credijustra facilita linha de crédito para equipamentos sustentáveis
Credijustra
Legenda da Imagem — Foto: ASCOM8

Evitar o desperdício e fazer uso consciente dos recursos ambientais tem sido uma prática adotada pelas pessoas que pretendem levar uma vida mais sustentável. Essa mudança de atitude fez com que surgissem também, por parte de cooperativas de crédito, linhas específicas para ter acesso aos bens de natureza sustentável. Foi com esse foco que o Sicoob, Sistema de Cooperativas do Brasil , lançou em 2018 a Linha de Crédito Socioambiental.

A Linha de Crédito Socioambiental tem taxa de 1,20% ao mês e o pagamento pode ser feito em até 120 meses. Os principais objetivos são impulsionar o desenvolvimento social e econômico, promover o bem estar e a evolução equilibrada das comunidades.Para o chefe da seção socioambiental do TRT8, Danilo Barbosa Silva, é importante conscientizar os servidores do judiciário sobre esse tipo de crédito."É importante a existência desse tipo de crédito para a sustentabilidade, para desenvolver uma nova consciência conectada com o meio ambiente e com práticas que possam salvaguardar que as próximas gerações tenham acesso aos bens da natureza."

Desde que foi criada, a Linha de Crédito Ambiental do Sicoob tem despertado o interesse de associados da Justiça do Trabalho, no Pará e Amapá, que se mostraram atraídos pelas taxas e prazos ofertados. Atualmente, o Sicoob Credijustra tem aproximadamente 1200 servidores do TRT8 como cooperados.

A  gerente de relacionamento do Sicoob Credijustra, Alana cardoso Martins, informou que a taxa dessa nova linha de crédito fica abaixo das praticadas, por exemplo, pelo empréstimo consignado. "É uma excelente oportunidade para os associados , pois o cooperado pode conseguir diminuir custos e ainda contribuir com o meio ambiente. Existem financiamentos para aquisição de painéis fotovoltaicos que ajudam a reduzir a conta de luz , sistema de captação da água da chuva e equipamentos de ar condicionado com baixo consumo de energia."

O Diretor Presidente Executivo da Credijusta, Alexandre Machado, explicou que os servidores que tem interesse em aderir ao crédito podem se organizar em cooperativas. Se optarem pela cooperativa, a credijusta financia a capitalização e a linha de crédito contempla a compra de equipamentos de energia renovável, por exemplo. " Os servidores podem se organizar em cooperativas porque existe uma resolução da Aneel que permite isso e o custo de instação das placas voltaicas diminui. É uma vantagem para o associado, tendo em vista que o Pará tem uma das tarifas de energias mais altas do país. Como as placas foram diminuindo de preço a cada ano, o cenário se tornou favorável e construimos o que poderia ser mais vantajoso para o associado". 

Para o Diretor, a linha de crédito sócio ambiental contempla tanto as metas ambientais como as econômicas e gera um incentivo para que as pessoas possam se organizar em cooperativas com o objetivo de pagar uma tarifa menor de energia elétrica."A intenção é viabilizar essa produção de energia nao só pelo viés de ser renovável, mas porque se pensa no futuro. A energia é um bom investimento e pode ficar mais cara em função da escassez desses recursos naturais".

Entre as linhas de financiamento existem as que promovem acessibilidade como, por exemplo, as que permitem a aquisição de máquinas e equipamentos para acessibilidade e economia de água, energia, reaproveitamento de recursos naturais, dentre outros.

O Sicoob Credijustra também procura apoiar projetos que resultam na geração de energia solar; aproveitamento de água; diminuição de resíduos orgânicos e iniciativas que possibilitam maior acessibilidade. A nova linha de crédito é uma das metas do planejamento estratégico 2017-2019, que prevê a criação de ações que promovam a responsabilidade socioambiental.
Veja exemplos de equipamentos que podem ser adquiridos através da Linha de Crédito Socio ambiental:
Sistemas de painéis fotovoltaicos;
Sistemas para captação de água da chuva;
Filtros para purificação de água para reuso;
Bombas d’água movidas a energia solar;
Aquecimento solar da água;
Kits para irrigação por gotejamento;
Equipamentos de ventilação e ar-condicionado com baixo consumo de energia e selo Procel “A”;
Cadeiras de rodas, elevadores adaptados, guinchos de transporte, aparelhos auditivos, próteses, equipamentos para reabilitação, entre outros.
Para saber mais sobre a linha de Crédito Socioambiental Sicoob Credijusta acesse: www.credijustra.com.br/blog/credito-socioambiental/.