Desembargador Walter Roberto Paro recebe Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do TRT-15

O homenageado disse que a Comenda recebida tem um "peso especial" por toda a sua trajetória na 15ª Região e pela relevância do Regional.
Na foto: O desembargador Walter Paro com o colar da Comenda, entre membros do TRT-15
— Foto: ASCOM8

Em cerimônia realizada na última sexta-feira, 8/11, no Salão Nobre do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o desembargador Walter Roberto Paro foi agraciado com a outorga do Grande Colar, a mais alta honraria da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região. O desembargador Walter Paro recebeu a homenagem agora porque não pode comparecer à solenidade de abertura do ano judiciário de 2019, momento em que são entregues as comendas. A indicação para o recebimento da honraria foi feita pelos desembargadores Gerson Lacerda Pistori e Samuel Hugo Lima. 

Prestigiaram a solenidade os desembargadores Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, ouvidor da 15ª Região, José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, decano da Corte, Renan Ravel Rodrigues Fagundes e João Batista da Silva, bem como os juízes auxiliares Alvaro dos Santos, da Presidência do TRT-15, e Renato Henry Sant'Anna, da Vice-Presidência Administrativa do Tribunal. 

Homenagem

O desembargador Gerson Pistori, a quem coube entregar a honraria, disse que o "objetivo da outorga do Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da 15ª Região ao desembargador Walter Paro foi o de homenagear o corregedor regional do TRT-8 no biênio 2016/2018, que iniciou sua carreira como servidor da 15ª Região", registrou, "e o próprio TRT do Pará e Amapá, que é um dos tribunais mais importantes do país", concluiu. 

O desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, decano da Corte, fez referência à família do homenageado como exemplo de "gente de fibra" e citou a trajetória profissional do desembargador Walter Paro, destacando sua "história de compromisso e dedicação à Justiça do Trabalho". "Receba o nosso carinho e a nossa declaração pública de agradecimento, de amizade e de respeito", anotou.

Tudo começou no TRT-15 

"Eu me sinto em casa", afirmou o homenageado no início de seu discurso de agradecimento, destacando também o crescimento do TRT-15 em relação ao período em que atuou na 15ª Região, "voltar a este Tribunal para mim é positivamente impactante", disse. O desembargador Walter Roberto Paro falou um pouco sobre sua família e seu pai, "referência em minha vida", declarou, e registrou as dificuldades ao assumir a magistratura no TRT-8, longe da família, "quando deixei a 15ª e assumi em Belém do Pará não foi fácil". 

O homenageado disse que a Comenda recebida tem um "peso especial" por toda a sua trajetória na 15ª Região e pela relevância do Regional, e sublinhou que "nestes últimos dois anos à frente da Corregedoria da 8ª Região, tive a oportunidade de interagir muito com o TRT-15. Vocês estão de parabéns, o Tribunal de Campinas é um referencial. Nesta troca de experiências vocês muito nos ajudaram a aprimorar programas no TRT-8". 

Formação

O magistrado ingressou no TRT da 8ª região em 1993, tendo sido juiz titular nas varas do trabalho de Almeirim, Ananindeua e de Belém (9ªVT), além de diretor do Fórum Trabalhista de Belém. Ele foi promovido a desembargador do TRT-8 pelo critério do merecimento, tendo exercido as funções de ouvidor regional, representante da 8ª Região no Comitê Gestor do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, conselheiro da Escola Judiciária do TRT da 8ª Região e corregedor regional no biênio 2016/2018.

 

Com informações do TRT-15.