JT8 deu início à Semana da Conciliação
A Justiça do Trabalho da Oitava Região, por intermédio do CEJUSC-Belém, deu início à Semana da Conciliação que acontece entre os dia 23 e 27 de novembro.
Ontem (23) foram realizadas 25 audiências por videoconferência sendo que 9 foram homologados acordos. A juíza Erika Bechara, coordenadora do CEJUSC Belém ressaltou sobre a relevância da Semana da Conciliação. “As partes e o advogados estão se mostrando cada vez mais sensíveis para necessidade de uma solução adequada e mais célere para seus processos trabalhistas, sempre contando com auxílio de magistrados e servidores na busca dessa solução” comentou a juíza coordenadora.
Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as audiências não serão apenas presenciais. Há uma grande quantidade de audiências telepresenciais, em que as partes e o advogados podem participar de casa ou escritório utilizando computador ou celular com acesso à internet câmera, sendo uma opção simples e segura no momento atual.
Além das audiências realizadas ontem (23), magistrados e servidores participaram de uma palestra no formato de treinamento ministrada pela Dr. Roberta de Melo Carvalho, coordenadora do CEJUSC-DF com o tema “Técnicas de conciliação e mediação aplicadas nas audiências virtuais”. A juíza e coordenadora do CEJUSC-Belém, Erika Bechara, destacou a importância do treinamento realizado. “Esse tema é de extrema importância porque qualifica ainda mais os nosso conciliadores e magistrados para esse grande mister que é a conciliação”
Evento
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) instituiu o Mês Nacional da Conciliação, onde cada tribunal terá autonomia para decidir suas próprias regras para o evento, ao invés da Semana Nacional da Conciliação, realizada anualmente, e de forma semelhante, em todos os tribunais trabalhistas brasileiros.
O propósito do evento é fechar a um acordo amigável entre as partes para solucionar os conflitos de forma pacífica e incentivar o diálogo na solução.
Vara do Trabalho de Altamira
A Vara do Trabalho de Altamira sob o comando da Juíza Titular Dra. Elinay Almeida Ferreira e do Diretor de Secretaria Luis Bezerra Cavalcanti Júnior, marcou audiências de conciliação entre os dias 24 a 26 de novembro .
A equipe se mostrou comprometida no sentido de pesquisar minuciosamente os processos em que há possibilidade de resolução da demanda de forma célere e imediata. Os servidores também participaram do curso ministrado pela magistrada Dra. Roberta de Melo Carvalho, juíza do trabalho substituta no TRT da 10ª Região (DF/TO).
Apagão no Amapá
Em virtude dos transtornos decorrentes da interrupção no fornecimento de energia elétrica no Estado do Amapá, bem como a suspensão dos atos e dos prazos processuais no Fórum Trabalhista de Macapá, a Corregedoria Regional resolveu facultar a participação das Varas do Trabalho de Macapá na Semana Nacional de Execução 2020, fazendo votos que a difícil situação por que passam magistrados e servidores, bem como toda a população do Estado, se normalize o mais breve possível.