Corregedoria realiza reunião com o Comitê de Priorização do 1º Grau
Com a suspensão dos prazos processuais, em razão das férias dos advogados, as atividades voltaram ao normal no TRT8 desde o final do recesso, e, com o Tribunal em seu funcionamento retomado, a Corregedoria do TRT8 teve a sua primeira reunião com o Comitê Gestor Regional da Política de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau, coordenada pelo corregedor regional, desembargador Walter Paro, para definir as estratégias e ações que serão promovidas em 2018.
Entre os assuntos, foi destacado o projeto para realização da padronização da organização das Varas do Trabalho no PJe e o maior investimento em treinamento e cursos de capacitações para os servidores.
Retomando tema tratado pelo Comitê no ano passado, a pedido do Corregedor Regional, o coordenador de gestão estratégica do Tribunal apresentou os dados referentes ao movimento processual das Varas do Trabalho de Ananindeua, após alteração da área de jurisdição de Santa Isabel.
De acordo com o servidor Rodopiano Neto, " o estudo aponta que, no ano de 2017, cada uma das quatro Varas do município de Ananindeua recebeu, em média, 1.808 (mil oitocentos e oito) casos novos distribuídos na fase de conhecimento, o que representou um crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior (equivalente a um aumento diário de 0,4 processos por vara do trabalho). Por seu turno, a única Vara do Trabalho de Santa Izabel do Pará registrou 1.581 (mil quinhentos e oitenta e um) casos novos recebidos por distribuição na fase de conhecimento, o que representou uma redução de 57,5% em relação a 2016 (equivalente a uma diminuição diária de 5,9 processos)."
Recesso do Poder Judiciário
Enquanto acontece o período de suspensão dos prazos processuais, entre 20 de dezembro a 20 de janeiro, conforme o art. 220 do CPC, também conhecido como “férias dos advogados”, em todos os órgãos do Poder Judiciário os prazos estão suspensos e não estão sendo realizadas audiências e sessões de julgamento.
Com o retorno às atividades, na próxima segunda-feira (22), a Justiça do Trabalho retoma suas ações na plenitude, com as Varas do Trabalho e o CEJUSC do Tribunal também voltando a funcionar normalmente.
Veja fotos da reunião aqui.