Judiciário Fraterno entrega kits de material escolar para escolas públicas da Ilha de Mosqueiro
600 kits de material escolar foram entregues pela equipe do Judiciário Fraterno para alunos e alunas de três escolas municipais da Ilha de Mosqueiro. A iniciativa de arrecadação e entrega de kits de material escolar contou com a parceria entre o TRT-8, a Prefeitura Municipal de Belém, a cantora Lia Sophia e os blocos de Carnaval Pato de Máscara e Carimbolando. O projeto Judiciário Fraterno é uma iniciativa da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). A ação ocorreu na última quinta-feira, 30.
A arrecadação e entrega dos kits escolares foi destinada a três escolas de regiões ribeirinhas e quilombolas da Ilha: EMEC Ângelus Nascimento, EMEC Maria Clemides e EMEIF Madalena Travassos. Para a juíza do trabalho e uma das gestoras regionais da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, Vanilza Malcher, a ação nas escolas e o diálogo com alunos e professores foi mais uma efetivação do trabalho social feito pela comissão.
“Definitivamente, não dá pra tratar sobre esse tema de dentro de gabinete. É preciso ir conhecer e ver de perto as diversas realidades enfrentadas; saber das necessidades e, a partir delas, agir no intuito de contribuir para a erradicação do trabalho infantil, para o estímulo ao aprendizado e para o desenvolvimento pleno de nossas crianças e adolescentes”, relata a juíza.
Não é a primeira vez que a Justiça do Trabalho, por meio da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, vai até às ilhas e arquipélagos paraenses para a realização de trabalhos sociais. Durante a pandemia, por exemplo, a equipe do programa distribuiu resmas de papel para diversas escolas ribeirinhas que estavam sofrendo com a falta de recursos.
Walcircley Alcântara, padrinho-cidadão da Comissão, participou da iniciativa e comenta que “a ação feita nas escolas municipais da Ilha de Mosqueiro é uma ação da Justiça do Trabalho fazendo seu papel social quando leva a alunos das escolas das ilhas o material escolar que muito vai contribuir para a formação e para a educação de cada um”.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto. Várias crianças estão sentadas segurando seus kits escolares. Ao lado, a juiza do trabalho Vanilza Malcher.