TRT-8 estabelece 2024 como o Ano da Saúde e prevê atuação conjunta das áreas
O ano de 2023 passou voando, e o mês de janeiro e seus quase 365 dias finalmente acabaram, mas foi um mês que deixou reflexões bastante importantes para serem observadas o ano todo.
Logo no início do mês, a Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) aderiu à campanha global Janeiro Branco, que chama atenção para a importância do cuidado com a da saúde mental. Além de compartilhar em suas redes sociais arte desenvolvida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e sinalizar os quadros de aviso localizados na sede, o TRT-8, por meio de sua Coordenadoria de Saúde (Codsa), trouxe uma novidade entre as ações voltadas à saúde de seus servidores(as) e magistrados(as) em 2024, que foi a elaboração do primeiro Planner de Saúde Mental, que passará a ser distribuído neste mês de fevereiro.
Trata-se de uma ferramenta para que servidores(as) e magistrados(as) possam definir metas de cuidado, exercitar a gratidão, dar início e fazer o acompanhamento de hábitos saudáveis como a leitura por prazer, o aprendizado e a prática de atividades físicas. No Planner também há espaços para anotar reflexões sobre o que os deixa felizes, o que amam e o que faz com que se sintam melhor em dias difíceis.
Ursula Gomes, psicóloga do TRT-8, explica que o objetivo do Planner é proporcionar ao trabalhador o estímulo para uma organização dos seus recursos de cuidado com a própria saúde. “O nosso público interno está acostumado à linguagem de metas relacionadas ao trabalho, então, em uma lógica parecida, buscamos com o Planner aprofundar o autoconhecimento e deixar esse instrumento disponível para ser acessado frequentemente”.
De forma geral, o Planner foi elaborado pensando em sensibilizar e proporcionar um momento de reflexão particular sobre os desejos e atividades que proporcionam bem-estar. “É um convite para fazer uma pausa, para entrar em contato com o que deseja viver nesse ano, e assim poder eleger algumas atividades, como iniciar novas leituras e aprendizados que deseja obter ao longo de 2024. Os espaços destinados a escrever ‘coisas que amo’, ‘o que me faz feliz’, ‘motivos para sentir gratidão’ e ‘o que fazer para me sentir melhor’ são um importante lembrete para o reconhecimento dos recursos internos ou externos que se pode acessar quando não estiver emocionalmente bem”, explica a psicóloga.
Ainda de acordo com ela, escrever é um importante exercício de tornar concreto e se relacionar com o mundo interno de sentimentos e emoções. “A escrita dos desejos e estratégias de autocuidado é uma forma de deixar mais palpável e acessível aquilo que até podemos esquecer em momentos de tensão ou melancolia. Então [o Planner] torna-se um instrumento para estar sempre perto, lembrando-nos que nossa vida tem espaços e possibilidades diversas de nos proporcionar bem-estar”, finaliza.
Continuidade
Vale lembrar que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) define que um local de trabalho saudável é aquele em que os “trabalhadores e gestores colaboram em um processo contínuo de melhoria para proteger e promover a saúde, o bem-estar, a segurança e a sustentabilidade do seu local de trabalho". Por isso, o Planner de Saúde Mental chega somando-se a outras iniciativas já realizadas pelo TRT-8 ao longo do ano passado e que devem estender-se até 2024.
Você deve ter ouvido falar do Day Clinic em 2023, não é? Esta é uma modalidade de atendimento médico intensivo oferecido a magistrados(as) e servidores(as) do TRT-8 em parceria com o Plano de Assistência à Saúde, o PAS. Por meio dele, diversos exames e consultas com diferentes especialistas são realizados em um único dia, das 7h às 15h, em um ambiente marcado pelo acolhimento e onde também é servido um delicioso café da manhã. Independente de ser ou não participante do PAS, qualquer magistrado(a) ou servidor(a) pode fazer o Day Clinic ao menos uma vez, incluindo quem está localizado fora da sede, desde que assuma as expensas de deslocamento e hospedagem em Belém, onde o atendimento é realizado.
Quem já fez o Day Clinic será chamado para analisar os resultados de seus exames em conjunto com um médico ou médica da Coordenadoria de Saúde, que fará as recomendações necessárias a manter ou melhorar sua saúde, de acordo com o que for aoresentado. E se já fez o Day Clinic e passou pelo médico há um ano e tem 45 anos ou mais? Então deve observar a programação do Programa de Controle Médico de Saúde Organizacional (PCMSO) do TRT-8, que é voltado à prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Ou seja, a prevenção deve ser constante e observada o cronograma adequado à sua faixa etária, sendo necessário ser realizado anualmente ou a cada dois anos, para pessoas com menos de 45 anos.
O PCMSO já é bem conhecido dos trabalhadores, com um cronograma anual, que inclui ainda os exames periódico, admissional, demissional, de retorno ao trabalho e de mudança de função. Nos dois casos, a prevenção torna-se a palavra-chave, pois é possível detectar e rastrear muitas das doenças que atingem os trabalhadores de forma silenciosa e comprometem sua qualidade de vida.
Servidora da Secretaria de Comunicação do TRT-8, Taissa Bencke atua em regime de teletrabalho e experimentou a modalidade Day Clinic no período em que atou presencialmente em Belém, e fala sobre o serviço. “Eu achei que estava em um spa. Já tinha dois anos desde que eu fiz o meu último check-up, mas não foi minucioso como foi o do Day Clinic. Já sabia como funcionava, mas, quando eu fui, tive noção da grandeza dele”, completou.
Corpo e mente
Os servidores e magistrados do TRT-8 também ganharam outras ações voltadas à saúde mental em 2023. Um bom exemplo disso foi a parceria com a Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss) e a Coordenadoria de Saúde, que ofereceram prática gratuita de Hatha Yoga durante os meses de agosto a novembro.
Os encontros eram realizados duas vezes por semana, no Salão Nobre do tribunal, em Belém, e transmitidos via Google Meet para servidores e magistrados que quisessem acompanhar a partir de outros ambientes e localidades. A dinâmica, além de benefícios físicos, trouxe melhora na concentração e no foco, ajudando também, por exemplo, em casos de ansiedade entre os trabalhadores.
No âmbito do tribunal, além desta, diversas ações são realizadas ao longo do ano inteiro para garantir a saúde mental dos seus trabalhadores, como rodas de conversa, serviços gratuitos de autocuidado e palestras. Algumas das ações ainda ocorrem alinhadas a campanhas de abrangência nacional e global, como no último Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.
Como parte da campanha, o TRT-8 convidou seus trabalhadores a participarem da palestra “Desvendando o cérebro: mitos e verdades sobre o uso de medicações psiquiátricas”, com o psiquiatra Igor Emanuel Vasconcelos. O objetivo era estimular o autocuidado emocional. “Se o cuidado com a saúde mental for uma pauta constante para a nossa vida, não vamos descuidar e nem chegar a uma situação mais difícil de um adoecimento”, comentou Ursula Gomes, psicóloga do TRT-8.
E dando sequência a essas ações, já em 2024, além do Planner de Saúde Mental, o “Laborando”, podcast do TRT-8, também aproveitou a campanha do Janeiro Branco para abordar o tema da saúde mental no trabalho em seu primeiro episódio do ano - já disponível na plataforma de streaming Spotify. Assim, a expectativa é que o ano seja de continuidade deste cuidado integral com a saúde de todos, e ainda, de muitas novidades. Ouça o episódio completo aqui.
E você? Está cuidando da sua saúde e está com seus exames em dia? Fique atento ao cronograma que a Codsa informará, para não perder o prazo de entrega de seus exames. Você, gestor(a), acompanhe a programação de exames de sua equipe e participe dessa mobilização em prol da saúde no TRT-8.
Cuidado de você, para cuidar de todos!
Texto: Lais Azevedo (com colaborações de Camilla Rosário)
#ParaTodosVerem: Fotografia de uma mão sob uma mesa escura, segurando uma caneta acima de um papel no formato horizontal.