Projeto Super Professor do TRT8 premia estudantes de escolas públicas

Seis estudantes foram premiados e receberam equipamentos eletrônicos que vão auxiliar os estudos.
Foto: comissão, idealizadores do projeto, parceiros e crianças premiadas.
— Foto: ASCOM8

A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8 realizou , ontem (04), no auditório da Escola Judicial, a premiação de estudantes e a entrega de certificados para os participantes do projeto "Super Professor", um concurso de desenho criado para que os alunos retratassem os seus professores-heróis, nas mais variadas possibilidades de atuação na escola.

Os desenhos foram feitos por 35 crianças e adolescentes de sete escolas públicas da capital que concorreram em duas categorias e foram julgados por uma comissão formada por cinco jurados.

Os três primeiros lugares receberam aparelhos eletrônicos como prêmio. Nas duas categorias, as crianças e os adolescentes ganharam, um computador para o primeiro lugar, um celular para o segundo colocado e um tablet para os que ficaram em terceiro.

A estudante Cíntia de Paula, de 11 anos, ficou em primeiro lugar na categoria criança, e ganhou um notebook. A menina desenhou a personagem LadyBug para homenagear a sua professora de arte. "Eu gosto muito de desenhar e das aulas de arte e decidi desenhar a minha professora de arte".

Maiara Pureza, também de 11 anos, ficou em segundo lugar na mesma categoria, ao desenhar a professora que ensina todas as disciplinas em sala de aula e é vista como a Mulher Maravilha. "Ela é uma professora muito batalhadora, muito legal e em sala de aula ela sempre fala sobre os direitos nos negros, por isso decidi desenhá-la".

A professora Miriam Gomes, que leciona na Escola Estadual Santo Agostinho onde existe o atendimento do aluno especial, parabenizou o TRT8 pela iniciativa de falar sobre o trabalho infantil de forma lúdica. "A arte estimula a criatividade, instiga o aluno a criar e esse projeto valoriza o professor e traz essa discussão sobre os direitos das crianças para dentro da escola".

A Juíza do Trabalho Claudine Rodrigues participou da comissão julgadora e ressaltou a importância do projeto. "Os prêmios têm significativa importância principalmente para os estudantes jovens porque isso tudo permite adquirir conhecimento, mas a importância principal é a valorização do professor. É incutir na criança e no adolescente a importância do professor e da educação na vida deles, não só na vida presente como no futuro. O professor deixa marcas na vida do aluno e essas marcas é que vão determinar a conduta dele no futuro e o comportamento dele como cidadão e como profissional. Foi muito difícil escolher, a qualidade técnica dos desenhos principalmente entre os adolescentes foi muito alta, mas eu fiquei muito encantada em ver crianças e adolescentes que são capazes de enxergar um professor como um herói de verdade e transformar isso no papel, em forma de desenho".

A desembargadora Zuíla Dutra, gestora regional da Comissão, agradeceu a todos os professores presentes e as parcerias que possibilitaram a realização do concurso. Para a desembargadora, o professor deve ser lembrado pela paciência, pela partilha de conhecimento e pelos ensinamentos de vida. "O professor não ensina somente matérias. Ele orienta, aconselha, gerencia atividades, ajuda a planejar o futuro e forma opiniões. Por tudo isso, a palavra que expressa a admiração, o respeito e o carinho que cada professor merece é Gratidão!".

Concurso de Desenho

Os desenhos foram feitos no dia 22 de novembro pela manhã nas salas de aula e no auditório da Ejud, no Fórum Trabalhista de Belém. 35 alunos , entre crianças e adolescentes, puderam desenhar os professores heróis nas mais variadas possibilidades de atuação na escola. A comissão julgadora escolheu seis desenhos , três em cada uma das categorias, categoria criança e categoria adolescente. "É um projeto super válido pela proposta que ele traz de valorização do professor e de aproximação dos alunos com seus mestres como deve ser", enfatizou a juíza Vanilza Malcher, gestora da Comissão.

Criado por um casal de padrinhos-cidadãos, o projeto deve ter uma segunda edição no próximo ano. "Pelo interesse demonstrado pelas escolas e o tanto que sensibilizou os alunos para a importância de valorizar o seu professor, nós pretendemos repetir em 2020 o Projeto “Super-Professor” com outras Unidades Escolares", disse a desembargadora. 

Acessibilidade

Três estudantes com autismo participaram do projeto de desenho e foram homenageados na premiação, que ocorreu durante a Semana em que se comemorou o Dia Nacional da Acessibilidade. Para marcar a data, foi apresentado um samba composto pela Juíza do Trabalho Vanilza Malcher que retrata os projetos desenvolvidos pelo Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia (ACESSAR) da UFRA. "Nós temos de falar de inclusão social e de acessibilidade sempre. Então, a nossa Comissão está com essa nova proposta agora de, em todas as nossas ações, também incluir pessoas com deficiência", disse a juíza Vanilza Malcher.

Pela manhã, 04 jovens com deficiência participaram de atividades no Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho, Cejusc Belém, que atingiu um elevado percentual de acordos trabalhistas nas audiências realizadas. "Isso é bom porque eles se sentem valorizados, para a sociedade ver que somos capazes dentro das nossas habilidades, das nossas condições de percepção", disse Gisele Costa, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB -PA. "Essa oportunidade que o TRT8 nos deu de mostrar pra sociedade que as pessoas com deficiência são pessoas que podem exercer a sua cidadania plenamente independente da sua condição física, sensorial e cognitiva, é uma alegria muito grande para todos nós", destacou a professora Andréa Miranda, do Acessar/UFRA.

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