Macapá recebe programação inédita do Judiciário Fraterno
Pela primeira vez, o projeto Judiciário Fraterno, da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, levará suas ações de conscientização e qualificação à Macapá, no Amapá. A capital amapaense receberá uma semana inteira de programações voltadas aos(as) alunos(as), professores(as) e técnicos da Escola Estadual Profª Josefa Lucileide, e também para mães e/ou responsáveis pelos jovens. As ações do projeto têm início nesta terça-feira, 9 de maio, e seguem até a sexta-feira, dia 12. Confira a programação completa aqui.
Destinado principalmente às mulheres que têm crianças e adolescentes sob os seus cuidados, o Judiciário Fraterno oferecerá entre os dias 9 e 12 de maio o curso de Bolos e Doces Artesanais. A iniciativa tem o intuito de empoderá-las e ajudá-las a obter ganhos para manutenção da família, além de fortalecer o compromisso de manter os filhos na escola, longe do trabalho infantil. O curso é gratuito e beneficiará 20 mães ou responsáveis por alunos(as).
Há quase 10 anos, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem não mede esforços em realizar atividades que garantam os direitos humanos. Mas, além de Belém, somente em algumas cidades do estado do Pará foram desenvolvidas ações, segundo a Corregedora do TRT-8 e uma das gestoras regionais do Programa, desembargadora Maria Zuíla Dutra. “Apesar de tratar-se de programa institucional, é um trabalho voluntário, que demanda tempo, muita dedicação e espírito de solidariedade”, explica.
No ano de 2023, a Comissão recebeu reforço de gestores sub-regionais das cidades de Santarém, Marabá, Paragominas e Parauapebas, no Pará, e de Macapá, no Amapá, que receberá as atividades do Judiciário Fraterno pela primeira vez. Para a desembargadora, este apoio foi essencial para expandir as ações para o estado do Amapá, sobre o qual o TRT-8 também possui jurisdição. “Isso nos deixou muito felizes porque o trabalho infantil é uma gravíssima chaga social que precisa ser extirpada com urgência, pois compromete não somente a vida da pessoa explorada, mas tem reflexos negativos sobre toda a sociedade”, acrescenta.
Apesar de ser a primeira vez que o Judiciário Fraterno chega a Macapá, as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem já estavam sendo estimuladas pela juíza do trabalho titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá, Núbia Guedes, que agora é gestora sub-regional da comissão. Segundo a desembargadora Maria Zuíla Dutra, durante o mês de abril, no Amapá, foram realizadas ações com 55 crianças e adolescentes, além de pais e professores em Cutias do Araguari e em Afuá.
“Será uma honra e uma alegria enorme para o nosso Fórum Trabalhista de Macapá receber, pela primeira vez, a programação do Judiciário Fraterno em Macapá. Acreditamos que será o primeiro evento de muitos que aqui ocorrerão e que certamente transformará vidas. A ação certamente busca abrir horizontes e construir novas visões de mundo voltadas a expurgar essa chaga que ainda permeia nossa sociedade, que é o trabalho infantil e, para tanto o compromisso é nosso e de todos em erradicá-lo de nossa sociedade”, declara a juíza do trabalho Núbia Guedes.
Além da programação voltada às mães, também serão realizados cursos como o de Informática Básica, rodas de conversa, palestras e reuniões para alunos(as), professores e técnicos da Escola Estadual Profª. Josefa Lucileide. Também serão entregues os certificados dos alunos e alunas participantes do concurso de desenho Super Catavento.
As ações do Programa no Amapá terão continuidade por meio das Varas Itinerantes, coordenadas pela juíza do trabalho Núbia Guedes, e já possui eventos programados para Calçoene/Garimpo do Lourenço, Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Amapá, Afuá, Chaves, Mazagão, Oiapoque, Pracuúba, Bailique e Tartarugalzinho.
A realização da 1ª Semana do Judiciário Fraterno em Macapá tem como parceiros a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, a Diretoria do Fórum Trabalhista de Macapá, o Memorial do TRT-8 “Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos”, a Secretaria Estadual de Educação do Amapá e a Escola Estadual Profª Josefa Lucileide.
Serviço: 1ª Semana de Judiciário Fraterno em Macapá
Período: de 09/05 a 12/05/2023 (terça a sexta-feira)
Público-alvo: Alunos(as), mães de alunos(as), professores(as), técnicos e acadêmicos universitários
Locais de realização: Fórum Trabalhista de Macapá - Av. R. Tocantins, s/n; e Escola Estadual Profª Josefa Lucileide - Av. Raimundo Pequilo Gomes de Almeida, nº 147, Nova Esperança
Confira a programação completa aqui
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto que mostra o perfil de diversas pessoas, que estão de frente para uma mesa. A pessoa que está no centro é uma mulher que está produzindo uma massa de pão. Ao seu redor, várias pessoas a observam. Todas usam toucas brancas. Fim da descrição.