Perguntas Frequentes - Dúvidas Técnicas

1) O sistema inicia, mas quando o Firefox abre é apresentado ERRO INTERNO NO SERVIDOR ou 404 NÃO ENCONTRADO. O que fazer? 

Aqui é necessário entender que ocorreu algum erro durante o processo de inicialização do sistema. Para saber exatamente qual o erro, é necessário iniciar pelo modo debug e analisar o log.

Geralmente este erro acontece quando o usuário descompacta o programa num diretório onde existem caracteres especiais, como “&çáéíóúãÁÉÍÓÚÃÇ” e outros. Verifique no log, no trecho em que é apresentado o caminho onde o sistema está sendo executado, se é mostrado algum caractere estranho no lugar do nome correto da pasta.

Se mesmo assim não funcionar, é necessário enviar o log de inicialização do modo debug para o suporte do seu Regional para que seja feita a análise.

Verifique também o item 4 abaixo.

 

2) O sistema inicia, mas quando o Firefox abre é apresentado "This service requires use of the WebSocket protocol". O que fazer? 

O problema ocorre quando algum outro programa está utilizando a mesma porta utilizada pelo PJe-Calc Cidadão (a porta 9257). O que deve ser feito é identificar qual o programa e verificar se é um programa necessário, se não for, você pode desinstalar. Caso seja necessário, você deve pará-lo antes de iniciar o PJe-Calc Cidadão.

Para identificar quem está utilizando a porta 9257, você pode utilizar o comando "netstat" do windows. Veja o link: http://solucoesms.com.br/como-verificar-qual-aplicativo-esta-usando-uma-...
Após identificar o processo, você pode finalizá-lo com o comando "tskill". Veja o link: https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/39857-windows-como-finalizar-proc...

Outro link útil com as orientações acima: https://receitasdecodigo.com.br/java/listar-e-matar-processo-pela-porta-...

Uma alternativa à solução acima é mudar a porta do próprio PJe-Calc Cidadão. Para isso, procure pelo arquivo "/tomcat/conf/server.xml" dentro do diretório onde está instalado o PJe-Calc Cidadão. Na linha 71 (ou procure pelo texto "9257"), mude para outro número, por exemplo "19257". Salve o arquivo, reinicie o computador e inicie o PJe-Calc novamente. Após iniciar, deverá ser informado manualmente no seu navegador a URL com a porta alterada: http://localhost:19257/pjecalc

 

3) O programa inicia, mas, na tela de dados do cálculo, o sistema não permite acionar os botões, abas ou menus, impossibilitando a criação do cálculo. O que devo fazer?

Este problema acontece por dois motivos: o usuário iniciou o programa sem antes descompactar o arquivo ".zip" da instalação ou iniciou diretamente do arquivo "pjecalc.jar". O procedimento correto, conforme descreve o manual, é descompactar o arquivo ".zip" num local da sua escolha e, na pasta descompactada, procurar o arquivo "iniciarPJeCalc.bat" ou "iniciarPJeCalcDebug.bat". 

Às  vezes, devido a restrições do usuário do sistema operacional, é necessário iniciar o programa como administrador. Para isso, clique com o botão direito sobre o arquivo de inicialização e selecione a opção "Executar como Administrador".

 

4) Baixei o PJe-Calc Cidadão mas, quando tento acessá-lo, é exibido o erro "O windows não pode encontrar 'jre7-windows\bin\javaw'. Certifique-se de que o nome foi digitado corretamente e tente novamente." O que fazer?

Esse caso geralmente ocorre quando o usuário tenta iniciar o PJe-Calc Cidadão diretamente do arquivo compactado. É necessário, primeiramente, descompactar o arquivo ".zip" e procurar o arquivo "iniciarPJeCalc.bat" dentro do diretório em que foi descompactado o programa para iniciar.
 
Em casos onde o programa foi instalado por um administrador do sistema operacional, pode acontecer de o usuário final não ter permissão na pasta criada pelo administrador. Nesse caso, é necessário que o administrador dê permissão para os demais usuários da máquina ou que o próprio usuário execute o programa como administrador, geralmente clicando com o botão direito e selecionando a opção "Executar como administrador".

 

5) Baixei o PJe-Calc Cidadão, mas quando tento acessá-lo é exibido erro informando que o banco de dados não foi encontrado. O que fazer?

Geralmente o erro de banco de dados não encontrado acontece pela falta de permissões do usuário à pasta onde o PJe-Calc foi instalado ou então porque o arquivo do instalador não foi descompactado corretamente.

O primeiro passo é garantir que o arquivo do instalador foi efetivamente descompactado. É comum o usuário tentar executar o programa diretamente do arquivo compactado, uma vez que o Windows exibe facilmente os arquivos existentes no instalador mesmo que ele ainda esteja compactado. Se este for o seu caso, garanta que o instalador seja descompactado antes de tentar executar o PJe-Calc Cidadão.

Se o problema não for a descompactação do arquivo de instalação, é preciso que o usuário verifique se o arquivo de banco de dados efetivamente existe na pasta onde o instalador foi descompactado e garanta que existam permissões de acesso do usuário que executa o PJe-Calc Cidadão à pasta em que se encontra o banco de dados. O banco de dados do PJe-Calc Cidadão fica dentro de uma pasta chamada ".dados", que fica dentro da pasta onde o sistema foi descompactado, e é um arquivo com nome "pjecalc.h2.db".

 

6) Não consigo importar as tabelas auxiliares. Sempre aparece mensagem de erro, indicando que o arquivo é inválido. O que fazer? 

Esse tipo de erro costuma acontecer quando o usuário descompacta o arquivo das tabelas auxiliares antes de importá-lo no PJe-Calc Cidadão. Se este for o seu caso, basta importar no sistema o arquivo das tabelas auxiliares compactado, exatamente da forma que ele é disponibilizado no portal do TRT. Além disso, certifique-se de estar acessando o menu correto para importação das tabelas auxiliares (Tabelas > Atualização de Tabelas e Índices).

A partir da versão 2.5.1 do sistema, o arquivo compactado de tabelas auxiliares vêm com a extensão ".IDC" e deve ser importado diretamente neste formato. Isso foi feito para que o windows não associe o arquivo a um programa de descompactação e leve o usuário a extrai-lo.