JT8 celebra o Dia da Terra

A sustentabilidade tem norteado as ações da Justiça do Trabalho e promovem a redução do gasto público com a preservação do meio ambiente.
fundo preto ilustrado com foto de satélite da terra
— Foto: ASCOM8

Desde nossa existência como sociedade, os povos tradicionais de todo o planeta já nos ensinam que a nossa relação com a mãe Terra é simbiótica, entrelaçada, e nunca antes na história da humanidade a sua relação com ela teve tanta importância para a sobrevivência de todas as espécies, inclusive a nossa.

A Justiça do Trabalho entende esse nosso papel decisivo na preservação do planeta e tem feito esforços para garantir uma relação mais harmoniosa com a mãe terra.

Considerado um dos tribunais mais sustentáveis do país, o TRT8 foi pioneiro na implementação ações baseadas no princípio da sustentabilidade. Foi o primeiro tribunal brasileiro a captar energia solar com a utilização de placas fotovoltaicas no prédio do Fórum Trabalhista de Macapá, no Amapá. Além de implantar o uso racional de energia, suas edificações foram construídas com sistema de captação de água da chuva, destacando-se pelos esforços em reduzir o uso de insumos que agridem o meio ambiente. Em 2019, reduziu em 32,74% o consumo de copos descartáveis, o consumo de papel caiu em 27,24% e a energia elétrica teve redução de 8,5% .

A adoção de uma postura sustentável está presente em várias ações, com a distribuição de canecas para que magistrados e servidores as usem para consumo de café e água, em vez dos copos plásticos. O TRT8 também realiza a coleta seletiva, tendo destinado quase 17 toneladas de resíduos para associações de catadores. Na área de TI, o desfazimento correto de material permanente, como computadores e insumos de informática, tem beneficiado escolas, hospitais, governos e ONGs.

No campo da logística reversa, o tribunal integra o programa Planeta Lexmark, e contribui para o recolhimento de mais de 400 mil toneladas de plástico, com a destinação para reciclagem de cartuchos de impressoras que viram matéria prima reutilizável.

Para a Presidente da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental do TRT8, juíza Roberta Santos, o tribunal tem realizado diversas ações para conscientizar magistrados e servidores sobre comportamentos e hábitos sustentáveis e, no Dia do Planeta Terra, chama atenção para essa nova forma de viver. "É uma forma de viver que permita a manutenção dos recursos que dispomos em nosso planeta, e o TRT8 se engaja nesse compromisso, realizando campanhas educativas sobre reciclagem, estimulando a diminuição de impressão de papel, consumindo menos copos plásticos".

Em tempos de pandemia e a necessidade de manter o distanciamento social, o trabalho remoto se tornou uma realidade presente em muitos lares, e o TRT8 também se preocupou em manter as ações sustentáveis nesse novo ambiente de trabalho. "Nós auxiliamos os servidores para que eles, mesmo em casa, continuem a manter ações sustentáveis", diz a juíza.

A magistrada  destaca ainda o papel da instituição em colocar em prática um conceito tão abrangente como a sustentabilidade. "Sustentabilidade se refere não apenas a meio ambiente no sentido de natureza, mas ao meio ambiente como sociedade. O TRT já realizou feiras com empreendedores sustentáveis, tem a preocupação em divulgar o trabalho das cooperativa de catadores de resíduos sólidos, promove campanhas internas de consumo consciente. Então, esse também é um papel do TRT8".

A pandemia global nos mostrou riscos reais para nossa espécie. Então, neste dia em que celebramos o Planeta, reserve um minuto do seu tempo de vida para refletir sobre como melhorar essa relação entre vocês!

Você e o Planeta Terra fazem parte de um todo, e nunca foi tão importante pensar nessa relação!

Acredite! Vai fazer diferença!

#DiadoPlaneta

Conheça os principais programas e ações sustentáveis desenvolvidas pela JT8 em:

https://www.trt8.jus.br/sustentabilidade