Alunos da Rede Pública participam da Semana Nacional de Aprendizagem promovida pelo Judiciário Fraterno
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), através da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à aprendizagem, está realizando, em alusão à Semana Nacional de Aprendizagem, de 16 a 26 de agosto, a Semana de Judiciário Fraterno com atividade e oficinas para estudantes de escolas públicas.
Entre os dias 16 a 19 de agosto, na Escola Bom Pastor, em Ananindeua, a Comissão realizou oficinas de criatividade. Os estudantes puderam refletir sobre o mundo do trabalho e a desconstrução do que é a ocupação de homens, mulheres e a expansão da concepção de trabalho.
Na manhã da segunda-feira (22), os 23 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar F. Ribeiro, no Umarizal, participaram de aula de informática básica. Aluane Maria Lima Coelho, aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Waldemar Freitas Ribeiro, contou que esta é a primeira vez que teve aula de informática e que pretende levar a aprendizagem para a vida toda. “Achei a aula incrível e muito boa! Gostei muito da apresentação do professor, gostei também porque teve aula prática sobre as partes do computador, as funções e os programas. Espero que até o final do curso eu consiga absorver esse conhecimento e levar para o meu ensino médio”, contou Aluane.
O curso será ministrado todos os dias, de segunda a sexta, na sala de computação da Escola de Capacitação de Servidores Itair de Sá da Silva (Ecaiss), em duas turmas: uma pela manhã das 9h às 12h, e à tarde das 15h às 17h. Os discentes aprenderam sobre Word, Paint, print SC, funções do teclado e também outras funções.
Segundo a aluna Maria Eduarda da Cunha, 14 anos, a aula foi de grande aprendizado e pretende usar o que aprendeu para as vagas de seleção. “A aula foi super interessante, já tinha aprendido com minha mãe, mas nunca tinha aprendido tão a fundo. Quero chegar até o final e ganhar o certificado, porque vai me ajudar muito quando eu me candidatar no Programa Jovem Aprendiz”, disse.
No final do curso, na sexta-feira (26), as alunas e alunos receberão o certificado de curso básico em informática, concedido pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do TRT-8.