Cejusc Belém se prepara para a Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista 2021

O objetivo é ampliar as soluções dos conflitos e a quitação dos créditos estabelecidos
Fachada do prédio das Varas do Trabalho de Belém
— Foto: ASCOM8

 

Todos na contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista que será realizada no período de 20 a 24 de setembro de 2021, o Centro Judiciário de Solução e Conflito de Cidadania de Belém, Cejusc, está com grandes expectativas para este momento no judiciário.

O coordenador do Cejusc Belém, juiz do Trabalho, Avertano Messias Klautau, informa que a novidade deste ano devido o cenário de pandemia é a união dos trabalhos, Conciliação e Execução Trabalhista. "Esse movimento da Semana iniciou no ano de 2006 e, desde 2007, estamos participando das Semanas Nacionais. Este ano, com a intenção de solucionar o conflito e realizar a quitação efetiva dos créditos, temos como lema: 'Cada solução, um recomeço', com a ideia de gradativamente estarmos superando a pandemia, as dificuldades com a crise, a pessoa que tem uma dívida pendente junto à Justiça do Trabalho que ela possa pagar seu processo e não ter mais pendências", explica.

Os interessados em participar da Semana de Conciliação podem realizar sua solicitação pelo e-mail: cejusc.belem@trt8, ou pelo whatsApp do Cesjuc 4008-7138 ou pelo portal do TRT8 clicando aqui. O magistrado informa que as audiências são realizadas preferencialmente pelo telepresencial, caso haja necessidade de utilização de uma sala no anexo do TRT8, o Cejusc Belém irá disponibilizar servidores para viabilizar atendimento, caso o advogado e as partes tenham dificuldades tecnológicas.

 

Números – A Semana Nacional da Conciliação é coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com adesão de todos os regionais. "Durante esse período a Justiça do Trabalho se concentra na solução por auto composição. Todos estaremos - Cejussc, Varas do Trabalho - imbuídos nestes processos. Nós temos expectativas de realizar bons acordos e alcançar valores elevados", finaliza o diretor do Cejusc Belém.

 

No Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região no ano de 2019 foram realizados 688 acordos de conciliação, obtendo mais de oito milhões de reais dos acordos realizados. No que se refere à execução trabalhista foram 163 acordos com mais de sete milhões de reais.

No ano de 2018 foram solucionados 890 processos, que ultrapassou o valor de 16 milhões de reais durante a Semana da Conciliação. Este número este ano deve ultrapassar pois serão dois momentos em uma única semana, Conciliação e Execução Trabalhista.

 

Serviço: Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista 2021

Data:20 a 24 de setembro de 2021

Local: Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.