Cerimônia virtual marca a abertura da Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista

Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho realizam atividades até sexta-feira, 24.
imagem de divulgação da Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista
— Foto: ASCOM8

Começou hoje, 20, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista e se estende até sexta-feira, 24 de setembro. O evento pretende atender um grande número de pessoas que possuem processos em andamento na Justiça do Trabalho, com objetivo de atingir o maior número de soluções consensuais dos conflitos, ampliando a efetiva quitação dos débitos garantidos em juízo.

A cerimônia oficial de abertura foi realizada de maneira virtual, e contou com a presença da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi; do vice-presidente do TST e do CSJT e também Coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ministro Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho; do ministro Cláudio Brandão, coordenador da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista, e do presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, desembargador Leonardo Trajano. Toda a cerimônia foi transmitida pelo canal oficial do CSJT no youtube.

A presidente do TST e CSJT destacou em seu pronunciamento que a Semana de Conciliação e Execução Trabalhista constitui uma medida inteligente, prática e eficiente para otimizar a utilização de recursos e esforços para enfrentar os desafios impostos pela pandemia do Covid-19. “Esta Semana destaca e exalta o espírito integrador e cooperativo dos Tribunais Regionais do Trabalho, em atuação conjunta com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Essa parceria colaborativa é uma das maiores marcas da nossa gestão”, pontua.

O vice-presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, afirmou que o evento reúne dois importantes programas institucionais da Justiça do Trabalho: a conciliação judicial trabalhista e efetividade das execuções trabalhistas. Ele ponderou que, apesar das adversidades e limitações da pandemia, é possível efetivar as execuções como forma de pacificação social e construção de solução. “Apesar das adversidades e limitações da pandemia, este evento é histórico, em conjunto com todos os Tribunais, segue adiante e mostra a força da Justiça do Trabalho. São 24 Tribunais Regionais do Trabalho e mais de 100 Cejuscs espalhados em todo país. Registro o meu agradecimento e faço o reconhecimento a todos que fazem a pujança dessa Justiça Social em benefício da cidadania”.

O desembargador Leonardo Trajano, Presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, acrescentou que todos os tribunais do Trabalho “estão engajados e participam de forma ativa e necessária, e irão atender com toda energia e força o cidadão, e cumprir o papel social da nossa Justiça do Trabalho”, finaliza.

TRT8 – O coordenador do Cejusc Belém, juiz do Trabalho, Avertano Messias Klautau, afirmou em entrevista realizada na Rádio CBN Amazônia, que está otimista com o trabalho da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista. “Desde 2016 o CSJT, em parceria com os tribunais, promovem a Semana de Conciliação. Hoje, por exemplo, com o avanço da tecnologia e a realização das audiências telepresenciais, as pessoas que moram no interior do Amapá podem participar da audiência em Macapá, de modo virtual. Os moradores do interior do Pará também podem participar virtualmente de audiências em Belém”, finaliza o magistrado.

 

Confira aqui como foi a abertura.