TRT8 realiza audiência híbrida de conciliação
Na programação da Semana, o TRT da 8ª Região realizou audiência híbrida na tarde desta terça-feira, 21. Imbuído do tema da programação, " Cada solução, um recomeço", as atividade possuem o objetivo de promover a solução do maior número de processos, garantindo maior celeridade dos feitos e assegurando a solução dos conflitos com a entrega dos direitos ao trablahador, possibilitando que a empresa organize suas finanças com a quitação de suas dívidas.
Por conta das restrições causadas pela pandemia do Covid-19, as audiências acontecem de forma telepresencial e híbrida, ou seja, reclamante e contratante se encontram de forma virtual, pela plataforma Zoom, e contam com um intermediador que serve como um canal entre as partes e o juiz responsável pela causa. "Essa é a oportunidade que a sociedade tem para resolver os seus processos de forma breve. Assim, as partes resolvem, de forma amigável, e isso faz toda diferença no processo, já que elas estão à frente da negociação", explicou Paulo Sydnei Alves - Técnico Judiciário e Conciliador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc).
O Cejusc trabalha na realização ou gestão de sessões e audiências de conciliação e mediação, além de realizar atendimento e orientação aos cidadãos. Em Belém o órgão é coordenado pelo juiz do Trabalho, Avertano Messias Klautau.
Conciliação
Já no primeiro dia da Semana, os ganhos puderam ser observados com o alcance das conciliações em diversas audiências realizadas nas Varas do Trabalho localizadas nos estados do Pará e Amapá, estados que integram a jurisdição da 8ª Região. No município de Marabá, por exemplo, a 1° Vara do Trabalho encerrou o seu primeiro dia de conciliação homologando um acordo de mais de 3 milhões de reais. O acordo foi realizado nos autos da ação de execução provisória e abrangeu os pedidos do processo principal, beneficiando cerca de 67 trabalhadores vinculados ao Sindicato Dos Trabalhadores na Indústria da Extração e Beneficiamento do Ferro e Metais, que foi o autor da ação.
Semana
Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, as programações da Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhistas seguem até o dia 24 de setembro.