TRT8 sedia o I Encontro de Ouvidorias Externas

A programação segue até amanhã, 24, e reúne Ouvidores Externos de vários estados do Brasil
Cerimônia de abertura do I Encontro de Ouvidores Externos
— Foto: ASCOM8

Bahia, Acre, Rondônia, Paraná, Maranhão, Mato Grosso e Piauí são alguns dos estados que estão participando, com suas representantes, do I Encontro de Ouvidorias Externas, que começou nesta terça-feira, 22, em Belém.

O evento tem como tema: Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos na Amazônia, e segue até o dia 24, no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

A Ouvidora Geral externa da Defensoria Pública do Pará, Norma Miranda Barbosa, afirma que este evento nasce com o olhar de dentro para fora da Ouvidoria para fortalecer os Defensores de Direitos Humanos. "A Ouvidoria sentiu a necessidade de sair dos seus muros e escutar a sociedade e fortalecer os Defensores de Direitos considerando que o nosso Estado e a nossa região têm os piores indicadores sociais, infelizmente é a região que mais mata defensor de Direitos Humanos. Esse encontro é para fortalecer a luta desses defensores, iremos receber Defensores de todo o Brasil e de todas as regiões do nosso estado. O nosso principal objetivo é gerar um produto desse evento, que será um vídeo, registro fotográfico e um relatório que irá mostrar os desafios, as dores, as experiências e as vivências de quem participou do evento", explica.

Mais de 40 entidades em Defesa dos Direitos Humanos participam do encontro. Uma delas é a Coordenadora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira do Campo e Cidade, Mariene Gomes de Almeida. Ela conta que a questão da pandemia deixou as mulheres em situação vulnerável. "Em Altamira, a gente vem discutindo bastante sobre o aumento da violência contra a mulher, abuso, exploração sexual de crianças e adolescentes. A questão da pandemia reflete nas mulheres que ficaram vulneráveis, perderam emprego, não têm acesso às aulas online e muitas não tem onde deixar os filhos para trabalhar. Viemos para esse encontro para dar um grito de Não à violência, em defesa da Amazônia. Não concordamos com nenhum tipo de violência, nem contra as mulheres, crianças e o meio ambiente", pontua.

A presidente do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares, participou da cerimônia de abertura do Primeiro Encontro de Ouvidores Externos e destacou a satisfação de receber um evento tão importante que destaca o trabalho dos Defensores de Direitos Humanos na Amazônia. "Sabemos da grandiosidade da nossa região e os problemas que temos, gostaria de destacar a importância da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública, é fantástico esse canal que a sociedade precisa para se comunicar com o Estado, um viés importantíssimo. Espero que vocês se sintam em casa, que seja um encontro proveitoso com muitos frutos para sociedade civil e que este primeiro Encontro seja um marco na Ouvidoria", comemora.

O defensor público geral, João Paulo Carneiro Gonçalves Ledo, destaca o planejamento da Defensoria Pública. "A Defensoria Pública tem duas estratégias para alcançar os municípios paraenses. Hoje, a Defensoria tem o programa Balcão de Direitos, que é um atendimento itinerante nos 144 municípios do Estado. Ao lado desse programa nós estamos com um concurso de Defensores Públicos em andamento, com previsão para conclusão em junho e a nomeação e a colocação da Defensoria Pública em diversos locais onde ela não se encontra presente", conclui.

Serviço: I Encontro de Ouvidores Externos

Período: até quinta-feira, 24 de fevereiro

Local: Auditório Aloysio da Costa Chaves – Prédio Sede do TRT8

 

Transmissão pelo canal do youtube da Defensoria Pública do Estado do Pará.