TRT8 publica relatório de desempenho do Plano de Desenvolvimento Sustentável
O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região lança seu relatório de Desempenho de 2021 do Plano de Logística Sustentável (PLS).
O documento foi elaborado pela Comissão Gestora do PLS, que reúne diretorias, coordenadorias e chefias da administração do TRT8.
A Presidente da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT8, juíza do Trabalho Roberta de Oliveira Santos, explica que o relatório que será apresentado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), "é um demonstrativo das ações realizadas pelo TRT8 das medidas que foram adotadas para efetivar os objetivos descritos no PLS, e dos resultados obtidos".
A presidente da Comissão ressalta que "há campanhas que são permanentemente desenvolvidas, como as de economia de energia (lembrando que todas as Varas receberam adesivos com lembretes para desligar luzes e equipamentos ao sair, por exemplo), e há outras campanhas desenvolvidas mais pontualmente, como aquelas desenvolvidas na Semana da Reciclagem. O trabalho da Comissão Ambiental é permanente, não obstante existam pontos que são foco, como a redução do uso de papel e plástico no Tribunal", detalha.
Roberta Santos acrescenta que "nesse Relatório, em especial, eu destacaria que se trata do primeiro já com observância dos novos critérios previstos nas Resoluções 400 e 401 de 2021, que foram observados na elaboração no novo PLS, publicado ano passado".
A chefe da Seção Socioambiental interina do TRT8, Taissa Bencke, também reforça que este relatório de desempenho é baseado no novo Plano de Logística Sustentável - PLS. "Nós elaboramos um Plano de Logística Sustentável para o período de 2021 a 2026, que norteia as ações do Tribunal, e esse relatório de 2022 é o primeiro que atende aos novos indicadores. Como novidade e para facilitar o entendimento, o Relatório utiliza gráficos na parte visual, em vez de planilhas. Ficou muito mais fácil ver o resultado do tribunal ao longo dos anos", pontua.
E este ano, pela primeira vez a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT8 participou do relatório, como conta a coordenadora da Comissão, a juíza do Trabalho Camila Afonso de Nóvoa Cavalcanti. "Respondemos o questionário com a ajuda dos responsáveis por cada área/setor do tribunal e o apoio do Diretor-Geral. São muitos detalhes e sem esse auxílio não seria possível prestar todas as informações necessárias. Fazer esse mapeamento é de extrema importância para sabermos quais ações são mais urgentes para o nosso TRT8 realmente ser um tribunal acessível e inclusivo", finaliza.
PLS - O Plano de Logística Sustentável do TRT8 é uma ferramenta que concretiza um novo modelo de cultura institucional baseada na resolução do CNJ 401/2021, com indicadores, metas, responsabilidades definidas e adoção de práticas sustentáveis, consumo consciente e qualidade de vida no trabalho laboral diário.
Entre os indicadores apresentados no relatório estão: papel; copos descartáveis; água envasada; aquisições e contratações; qualidade de vida; sensibilização e capacitação; energia solar entre outros.
Confira aqui o relatório do Plano de Desenvolvimento Sustentável do TRT8.