TRT8 promove abertura do Ano Judiciário e do Ano Letivo da EJUD

A programação será voltada para magistradas (os) e servidoras (os).
Arte geral com a programação do Abertura do Ano Letivo da EJUD8
— Foto: ASCOM8

Com o tema "Caminhos para um mundo de oportunidades iguais", o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realizará nos dias 8 e 9 de março a programação que marcará a abertura de dois importantes momentos para a instituição: o Ano Judiciário de 2022 e o calendário anual da Escola Judicial do Tribunal, EJUD8. O evento ocorrerá no formato telepresencial, e envolverá o público interno em todas as unidades judiciais e administrativas da instituição. 

A presidente do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares; o diretor da Escola Judicial do TRT8, desembargador Walter Paro e a coordenadora acadêmica do evento, juíza do Trabalho Nazaré Rocha realizarão a abertura oficial da programação, que ocorrerá em dois dias.  

Com sua abertura ocorrendo no dia internacional da mulher, a juíza do Trabalho Nazaré Rocha destaca que a programação não foi pensada somente para as mulheres. "Ela é um convite para olhar o mundo a partir do outro, aliás, esse é um movimento que  a EJUD8 fará ao longo deste ano. O mundo precisa mais de empatia, de um olhar mais apurado e de compreender as dores em geral", pontua a magistrada.

Ela acrescenta ainda que, alinhados a esse pensamento de união e inclusão, a Escola Judicial abre o ano letivo de 2022 com um tema bastante simbólico: "Caminhos para um mundo de oportunidades iguais". A magistrada diz que "estamos no mês da Mulher, vamos tratar a questão de gênero a partir do olhar de diversas mulheres, desde a mulher no Poder Judiciário, começando pela Ministra do TST, Morgana Richa, passando pelas diversas mulheres que se destacaram na história mundial, até chegarmos no dia 09 em uma roda de conversa institucional que trará magistradas, servidoras e advogadas para abordar o tema: O Sistema de Justiça para as mulheres; dois anos depois do início da pandemia, o que mudou", detalha a coordenadora acadêmica do evento.

A EJUD8 espera que magistrados e magistradas, servidores e servidoras se juntem e aproveitem os conhecimentos e a vivência de cada um dos palestrantes. "Convidamos para que acompanhe nossos eventos ao longo de 2022, será um ano difícil sim, mas que também pode nos trazer muito aprendizado. É com esse espírito de confiança e esperança de tempos melhores que estamos pensando uma EJUD8 para todos", finaliza a magistrada.

Planejamento - Para o ano de 2022 da EJUD8, a instituição pretende ampliar as ações de formação para magistrados e magistradas da 8ª Região, seguindo as orientações da Escola Nacional da Magistratura (ENAMAT).

Foi realizada uma consulta com todos os magistrados e magistradas do TRT da Oitava Região e também foram realizadas reuniões com os representantes de todas as Comissões e Comitês do TRT8 para preparar um plano anual de capacitação que agregasse cada vez mais valor com conteúdo técnico, questões sociais, ambientais e de gêneros, entre outras questões.  

Ainda neste primeiro semestre serão publicados os artigos dos Grupos de Estudo da EJUD8. Tudo está previsto no Plano Pedagógico, elaborado cuidadosamente com o auxílio de uma assessoria pedagógica experiente, que contém uma visão inovadora e o foco central no Ser Humano.

A programação é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, Escola Judicial do TRT da 8ª Região e Comitê de Incentivo à Participação Feminina no Judiciário, com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Justiça do Trabalho do TRT8.

 

Serviço: Abertura do Ano Judiciário do TRT8 e do Ano Letivo da EJUD8 2022

Quando: 08 e 09 de março 2022

Abertura do Ano Judiciário do TRT da 8ª Região e do Ano Letivo EJUD8
Caminhos para um mundo de oportunidades iguais

Público: Magistradas(os) e servidoras(es) do TRT8

08/03 - 15h30 às 18h

15h30-Abertura:

Desa. Graziela Colares, Presidente do TRT8

Des. Walter Paro, Diretor da EJUD8

Juíza do Trabalho Nazaré Rocha, Coordenação Acadêmica

16h - Palestra: O Judiciário e a trajetória das mulheres

Ministra do TST Morgana de Almeida Richa

17h - Palestra: Mulheres que fizeram a história

Antonio Carlos Toze - Professor, Designer Gráfico

09/03 - 14h às 16h

Roda de Conversa

O sistema de justiça para as mulheres, dois anos depois do início da pandemia. O que mudou?

  • Juíza do Trabalho Léa Sarmento (Mediadora)

  • Juíza do Trabalho Odaíse Martins - TRT8

  • Juíza de Direito Josineide G. Pamplona Medeiros – TJ/PA

  • Natasha Vasconcelos - Coord. Comissão da Mulher Advogada da OAB/Pa

  • Úrsula Custódio - Psicóloga e servidora do TRT8

  • Marcela Braga Coelho - Servidora TRT8

Realização: TRT da 8ª Região, Escola Judicial do TRT da 8ª Região e Comitê de Incentivo à Participação Feminina no Judiciário.

Apoio: Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Justiça do Trabalho do TRT8