Palestra com a ministra do TST marca Abertura do Ano Judiciário e Ano Letivo do TRT8
Mais de 100 pessoas entre magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região participaram da abertura do Ano Judiciário e do Ano Letivo da EJUD8, na tarde desta terça-feira, 08, pela plataforma google meets.
A vice-presidente do TRT8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho em seu discurso de boas vindas aos magistrados e magistradas do TRT8, parabenizou todas as mulheres e afirmou que a luta da mulher é pela igualdade de direito e respeito. "Desejo sucesso à nossa luta, que pertence a todos nós. Devemos refletir e discutir o papel da mulher na sociedade e ver o que realmente podemos fazer para melhorar a condição de vida de todas as mulheres".
O diretor da Escola Judicial do TRT8, desembargador Walter Paro, em seu pronunciamento destacou a importância da mulher no Judiciário. "A alta administração do TRT8 é composta por três mulheres e eu também tenho a honra e a felicidade de ter uma vice-diretora mulher, a juíza do Trabalho, Nazaré Rocha. Nós também temos a desembargadora Maria Zuíla Dutra, que tem um destaque nacional e internacional no combate ao trabalho infantil. Parabenizo a todas vocês mulheres e cumprimento a Ministra do TST, Morgana Richa e a presidente do TRT 9, desembargadora Ana Carolina Zaina".
Para o ano de 2022, o diretor da EJUD8 destacou a importância de realizar eventos que buscam qualidade e interesse dos magistrados e magistrados. "Nossa gestão finda este ano e pretendemos dar continuidade aos cursos de excelência. É importante termos a EJUD8, que é uma escola de Todos para Todos. É fundamental que os magistrados estudando, compartilhando conhecimento, e só assim que vamos melhorar nossas ações, levar a melhor justiça para os jurisdicionados. Fazer história e deixar para cada região, cada processo. Por isso é com grande honra e felicidade que declaro aberto o Ano Letivo da Escola Judicial da Oitava Região, desejo a todos que sejam parceiros da Escola, membros colaboradores e que integrem os grupos de estudo da EJUD. Em 2021 foram mais de 80 magistrados em sala de aula e a nossa felicidade é promover e dar todo o apoio com a máxima qualidade possível", finaliza o desembargador Walter Paro.
Trajetória das Mulheres – A mais nova ministra do Tribunal Superior do Trabalho, empossada em dezembro de 2021, Morgana de Almeida Richa, trouxe um recorte da magistratura do Trabalho e da magistratura em todo o Brasil em sua palestra com o tema: "O Judiciário e a trajetória das Mulheres".
A ministra Morgana Richa saudou todas as mulheres presentes. "Quero saudar a todas as mulheres presentes deste Tribunal, liderado por três mulheres, e gostaria de saudar a abertura do Ano Letivo a partir de uma perspectiva que nos é tão cara, perspectiva de gênero justamente na data de hoje, 08 de março. Esperamos um ano de luz diferente, portal de oportunidades, renovação para todos".
A ministra destacou a criação do "Observatório Excelências Femininas" lançado pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira. "O Dia da Mulher merece um apontamento que está na essência histórica, que nasce a partir de lutas históricas, um período de grande dificuldades em que as mulheres não tinham qualquer reconhecimento. E o TST presta uma contribuição inestimável ao criar esse Observatório e nos assegure metodologias", destaca.
Ela apresentou um panorama da participação feminina no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e nos Tribunais Superiores do País (STF, TST, STJT, TSE e STM), além de apresentar as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata da política judiciária sobre gênero. A participação feminina no TST apresenta um total de 27 ministros, sendo 21 homens e seis mulheres. Nos demais tribunais Superiores do País, o total são 100 ministros, sendo 80 homens e 19 mulheres.
História - Para encerrar o primeiro dia de programação do TRT8, o professor e designer gráfico, Antonio Carlos Toze, trouxe um passeio cultural e apresentou com propriedade das mulheres que fazem parte da história, desde de Cleópatra, Monalisa, até chegar nas pesquisadoras, musicistas, artistas como: Bertha Lutz, Tarsila do Amaral, Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Cora Coralina, Clara Wieck Schumann.
Lançamento – A desembargadora do TRT8 e Gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo de Aprendizagem, Maria Zuíla Dutra fez o lançamento oficial do projeto "Judiciário Fraterno", que será desenvolvido por magistrados, servidores e voluntários, com objetivo de promover o trabalho decente com inclusão de deficientes e a valorização da mulher. O projeto será realizado de março a dezembro de 2022 com cursos, oficinas, palestras e rodas de conversa, e conta com o apoio do Comitê de Incentivo à Participação Feminina da Justiça do Trabalho e a Comissão de Permanente de Acessiblidade e Inclusão da Justiça do Trabalho da 8ª Região.
A Presidente do TRT9 do Pará, desembargadora Ana Carolina Zaina, parabenizou o TRT8 e a Escola Judicial da 8ª Região pelo brilhantismo da Abertura do Ano Judiciário. "Quero expressar aos estimados colegas o meu apreço. A nossa caríssima e doutora ministra Morgana, cuja genuína estima afirmo publicamente, meus efusivos cumprimentos pela erudita palestra acerca de tema de extrema atualidade e revestido de absoluta relevância".
A programação continua na tarde de hoje, com a realização, às 14h, de roda de conversa com a temática: "O sistema de Justiça para as mulheres, dois anos depois do início da pandemia. O que mudou?". A roda terá como mediadora a juíza do Trabalho, Léa Sarmento. Participam do evento: a juíza do Trabalho, Odaíse Martins; juíza de Direito Josineide G. Pamplona Medeiros( TJ/PA); Natasha Vasconcelos - Coord. Comissão da Mulher Advogada da OAB/Pa; Úrsula Custódio – Psicóloga do TRT8 e Marcela Braga Coelho - Servidora TRT8.
Confira as fotos do evento aqui.