TRT8 celebra o Dia Mundial da Água com redução do consumo interno

Data foi criada na realização da Rio92.
Arte que traz como mensagem a redução no consumo de água
— Foto: ASCOM8

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência do Meio Ambiente e Desenvolvimento no ano de 1992, realizada na cidade do Rio de Janeiro, o Dia Mundial da Água é comemorado hoje, 22 de março. Este ano o tema a ser refletido é sobre "Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível".

Para este dia devemos refletir a importância da água para nossas vidas. A água é uma necessidade vital, o nosso corpo humano é constituído com 70% de água. Sem ela, desidratamos, pois desempenha um papel importante em nosso organismo, atuando como importante e fundamental condutora de nutrientes para nosso corpo. A maior parte da água doce disponível no planeta para consumo (60%) é utilizada na agricultura, enquanto apenas 9% é utilizada nas nossas casas, que ainda enfrentam severas restrições de acesso em muitas regiões do Brasil.

Ainda que a maior parte do nosso planeta seja constituído de água, apenas uma fração muito pequena pode ser utilizada - cerca de 2,7% - porque todo o resto é água salgada. "A região da Amazônia é enorme: ela ocupa mais de 60% de todo o território brasileiro. Mas o que pouquíssima gente sabe é que abaixo dela existe uma quantidade gigantesca de água doce. Trata-se de um verdadeiro oceano subterrâneo, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos, e que é chamado pelos cientistas de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga). Apesar de já ser conhecido há bastante tempo, a magnitude desse sistema só foi percebida pelos pesquisadores em meados de 2013. O professor de Geologia da Universidade do Pará Francisco Abreu é um dos cientistas que estudam essa reserva de água. Ele explicou que atualmente o Saga é considerado o maior aquífero do planeta — quatro vezes maior do que o Aquífero Guarani - também no Brasil, e que até então ocupava o posto de maior do mundo."*

Garantir que todos tivessem acesso à água deveria ser um compromisso de todos os Estados. De acordo com a ONU - Organização das Nações Unidas, cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo têm pouquíssima água disponível. O Kuwait, por exemplo, é um país muito rico em petróleo, mas tem uma grande carência de água, e assim precisa importá-la de outros países.

O consumo de água potável poderia evitar muitos males. De acordo com a ONU, cerca de 80% das mortes e doenças estão relacionada ao consumo de água não tratada.

TRT8 – A Comissão Permanente de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, sempre teve a preocupação de trabalhar com a vertente de sensibilização e educação. "Por meio de campanhas e ações específicas, sempre demonstramos ao nosso público interno a importância de cuidar do consumo de água. Como exemplo, podemos citar a distribuição de adesivos a todas as Varas, da sede e de fora da sede, e aos setores administrativos, com lembretes de atos simples como checar o fechamento de torneiras e comunicar imediatamente a ocorrência de vazamentos", detalha a presidente da Comissão, juíza do Trabalho, Roberta de Oliveira Santos.

A magistrada conta que a Comissão atua de forma concreta e específica, utilizando torneiras com fechamento automático e descargas de duplo acionamento. Ela destaca o reaproveitamento de água da chuva nas descargas, utilizado na obra feita em 2018, quando da construção do Anexo 5 do prédio sede do tribunal.

 

 

Fontes: 
*Agência Brasil de Comunicação (EBC)