Projeto Judiciário Fraterno promove semana de solidariedade e inclusão

Programação no Centro Social Dom Orione, em Ananindeua, marca a abertura oficial do projeto
Comunidade do Jaderlândia  e representantes do Judiciário Fraterno
— Foto: ASCOM8

Corte costura, panificação, empreendedorismo, acesso ao primeiro empego são algumas das atividades ofertadas pelo Projeto Judiciário Fraterno na semana solidária realizada de 21 a 26 de março, no bairro do Jaderlância, em Ananindeua (PA). Idealizado pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, o projeto é realizado com a participação de diversas organizações e pessoas parceiras. Na manhã do dia 22 foi realizada a abertura oficial do projeto, que contou com a participação da juíza do Trabalho, Vanilza Malcher; do Conselheiro Tutelar de Ananindeua, Valcircley e do pároco da Paróquia de Cristo Rei, Padre Pedro Júnior.

As vizinhas Ana Gleicy Reis, Celeste Rodrigues, Lucimar Martins, participam juntas do curso de Corte e Costura, que teve início no dia 21 e vai até o dia 25, ministrado com a participação de 20 mulheres da comunidade. "É uma oportunidade única que estamos tendo aqui, pois nossa comunidade aqui no bairro da Jaderlândia é muito carente", pontua dona Ana Gleicy Reis. 

Os jovens participaram de um minicurso onde abordaram sobre o acesso ao Primeiro Emprego, onde foram tratados temas como: currículo, vestimenta, postura corporal/verbal, comportamento pré e pós contratação, entre outros assuntos. A facilitadora foi Márcia Fanjas Paixão.

Parcerias – A juíza do Trabalho, Vanilza Malcher, gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT8, ressalta que as palavras amor, cuidado, profissionalização, oportunidades e desenvolvimento sempre foram vertentes no programa. "Agora chegou a hora de toda essa rede de apoio chegar na cuidadora das crianças, a mulher, para que assim chegue também o apoio aos seus filhos", relata.

"Queremos que a comunidade da Jaderlândia aproveite essa oportunidade. O projeto Judiciário Fraterno está aqui para somar com tudo que está acontecendo. A Justiça do Trabalho é um órgão do Judiciário que está aqui nesse momento proporcionando essas atividades em parceria com o Senar e outros parceiros", finaliza.

O conselheiro tutelar de Ananindeua e padrinho do programa de Combate ao Trabalho Infantil, Walcircley Alcântara, estava feliz por estar participando deste momento em Ananindeua. "É uma alegria estar aqui trazendo serviços para a comunidade. Estímulo de esperança para um futuro melhor para jovens e adolescentes. Mães recebam com carinho esses cursos e aos adolescentes aproveitem essa oportunidade, que fizemos tudo para vocês. Um grande coração de se preocupar com o outro. Então recebam as boas ações com carinho", finaliza o Conselheiro Tutelar.

O pároco da Paróquia de Cristo Rei, no bairro da Jaderlândia, padre Pedro Júnior, esteve na cerimônia oficial de abertura do projeto Judiciário Fraterno, agradeceu as bênçãos e a providência de Deus com a realização do evento. "Gostaria de agradecer a Deus, aos parceiros que são sementes do bem no mundo e falar que cada um de vocês são capazes. Todos podem se lançar e não tenham medo de se lançar", motiva o padre Pedro Júnior, que também destacou que essa é a primeira ação que ocorre atividades no Centro Dom Orione no decorrer de uma semana inteira disponível para a comunidade.

A programação vai até o dia 26, e ocorrerá durante toda a manhã do sábado. No decorrer da semana jovens e mulheres da comunidade contaram com um mini curso de empreendedorismo, ministrado pelo Sebrae, e jovens tiveram a oportunidade de conversar com uma psicóloga sobre planos para o futuro e o que podem fazer em busca de oportunidades.

Nesta sexta-feira (25), a programação no decorrer da manhã ficará soba responsabilidade das juízas do Trabalho Vanilza Malcher e Léa Sarmento, que falarão sobre a Justiça do Trabalho e o projeto Judiciário Fraterno. O público alvo são jovens e mulheres da comunidade.

Confira a programação da Semana do Judiciário Fraterno no Jaderlândia.

Local: Centro Social Dom Orione

Período: 21 a 26/03/2022

(Os participantes serão certificados pela Comissão).

Público-alvo: comunidade do Bairro Jaderlândia vinculada ao Centro Social Dom Orione

Até o dia 25/03/2022 - (segunda-feira a sexta-feira)

CURSO DE CORTE COSTURA (PARCERIA SENAR)
INSTRUTORA: Estela Fontes

Público-alvo: 20 mulheres da comunidade

Até o dia 25/03/2022 - (segunda-feira a sexta-feira)

CURSO DE PANIFICAÇÃO (PARCERIA SENAR)

INSTRUTORA: Adriana Araújo

Público-alvo: 20 mulheres da comunidade

24/03 (quinta-feira) - 9:00h às 11:00h

MINI-CURSO DE EMPREENDEDORISMO – SEBRAE

Público-alvo: 20 jovens e mulheres da comunidade Jaderlândia

25/03 - (sexta-feira) - 9:00h às 11:00h

FALANDO SOBRE A JUSTIÇA DO TRABALHO E O PROJETO JUDICIÁRIO FRATERNO

Palestrante 1: Vanilza Malcher

Palestrante 2: Léa Sarmento

Público-alvo: 20 jovens e mulheres da comunidade Jaderlândia

Aos 20 jovens participantes da semana, com 100% de presença, será entregue uma cesta básica, no dia 25/03/2022.

26/03 (sábado) – ENCERRAMENTO

8:30h - Café da Manhã

9:00h - 1ª Apresentação do Coral

9:30h - Jogo de Futebol Masculino e Feminino (OrganizaçãoPadrinhos-Cidadãos Leide e Fábio)

Participação Especial Árbitro de Futebol (FIFA) Dewson Freitas

Manhã- início às 9h: Corte de cabelo para meninos
Profissionais: Allan dos Santos Coimbra (ex-afilhado do projeto Padrinho-cidadão) e Claudio Silva