Palestra mobiliza público-alvo e esclarece sobre doação de sangue
Na manhã desta terça-feira, 10 de maio, a Coordenadoria de Saúde do TRT-8 e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizaram para servidores e estagiários palestras sobre "A importância da doação de sangue para a saúde pública”. Durante a ação, no auditório Aloysio da Costa Chaves, estiveram presentes cerca de 100 pessoas, que tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o procedimento tão importante para o socorro a pacientes internados em hospitais do estado.
O servidor Cássio Marcelo, de forma emocionada falou da história que passou com sua família e chamou para que as pessoas não deixassem de comparecer à doação. “Tinha um filho que era portador de anemia falciforme e, infelizmente, faleceu em novembro do ano passado. Quando eu vi poucas pessoas levantarem a mão para fazer a doação, fiquei muito triste! Então, por favor, façam esse esforço, se não quiser doar para sempre, doe pelo menos essa vez para quem está necessitando. É só isso que peço!”, contou. Durante a doação de sangue, que já está ocorrendo no decorrer desta quarta-feira, 11 de maio, e vai até às 15h, os voluntários que forem a partir do meio-dia, já têm que ter almoçado ou ter feito um lanche antes da doação.
Na ocasião, foram esclarecidos pontos importantes para a doação, como: quem for doar terá o dia que fizer a doação de folga, o procedimento dura entre 5 a 8 minutos. Uma bolsa de sangue pode ajudar até 4 pacientes. Com a doação, o Hemocentro pode fazer os Hemocomponentes, que são obtidos através de duas centrifugações seriadas do sangue total. Concentrado de hemácia (CH), plasma, concentração de plaquetas (CP) e o Crioprecipitado (CRIO).
“Adoção é um gesto totalmente solidário! É um altruísmo que você faz em benefício de alguém que precisa do sangue para fazer o seu tratamento, sua terapia, seja uma doença mesmo do sangue ou alguma cirurgia que seja necessária a transfusão depois, cirurgias de grande porte, às vezes acidente de pessoas que tiveram grandes traumas, precisam transfundir. Então a importância da doação não é nem só para você salvar a vida de alguém, é também na perspectiva da saúde pública", disse a assistente social do Hemopa e palestrante, Vanessa Pimentel
Doação - Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) estão fazendo neste 11 de maio uma ação para coletar e incentivar a doação de sangue entre os magistrados, magistradas, servidores, estagiários, terceirizados e público externo.
A doação está ocorrendo no 12º andar do Fórum Trabalhista de Belém, na Escola Judicial (EJUD), das 9h às 15h. A ação tem o objetivo de conseguir no mínimo 100 doadores. Para participar e ser doador é importante realizar o pré-cadastro que leva só um minuto, clique aqui.