TRT-8 participa do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

Desembargador e servidores representaram a JT do Pará e Amapá
Foto do desembargador  Luis José de Jesus Ribeiro e dos servidores Jânio Torres e  Benedito Vila Real
— Foto: ASCOM8

De 10 a 13 de maio a Escola Judicial de Pernambuco, o Memorial da Justiça e a Comissão de Gestão e Preservação da Memória do Tribunal de Justiça de Pernambuco, com o apoio de diversas instituições, entre elas o Conselho Nacional de Justiça, o TRT da 6ª Região e o  MEMOJUTRA, realizou em Recife (PE) o "II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário - História, Memória e Patrimônios". O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região se fez presente por meio do desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, representante da Presidência, que também é Conselheiro do MEMOJUTRA - Forum Nacional Permanente da Justiça do Trabalho, e pelos servidores Jânio Torres, que atua no Memorial do TRT-8, e  Benedito Vila Real, coordenador do arquivo da instituição.

Foto do desembargador Luis José de Jesus Ribeiro

O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi criado pela Resolução nº 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, em seu artigo 3º, instituiu que em todos os anos haverá um Encontro que contará com a participação de magistrados, servidores do Poder Judiciário, membros da sociedade civil e profissionais das áreas envolvidas (História, Arquivologia, Museologia e Biblioteconomia). Para o desembargador, o Encontro "atendeu aos objetivos propostos de estimular o fortalecimento e a valorização da Memória institucional do Poder Judiciário. O TRT da 8ª Região tem se destacado pelo cumprimento das resoluções do CNJ via PRONAME e do CSJT, com envolvimento perene dos servidores que atuam no Memorial e no Arquivo Judicial com a finalidade de preservar e dar acesso ao público e aos pesquisadores à riqueza do patrimônio histórico e documental da Justiça, concretizando os princípios de acesso à informação e de valorização da cidadania. ”

Na opinião do magistrado, "ficou digitalizado na retina de cada participante do evento a sinergia que as diversas redes de memórias do país têm angariado na luta pela preservação e valorização da Memória do Poder Judiciário", reforçou.