TRT-8 incentiva descarte consciente de resíduos e equipamentos

Ação é realizada em parceria com instituições diversas
Imagem informativa sobre o Dia D
— Foto: ASCOM8

No Dia D da Semana da Reciclagem, que será nesta sexta-feira, 20, no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), magistrados e servidores terão a oportunidade de trocar resíduos sólidos recicláveis por descontos na conta de energia, e também doar equipamentos eletrônicos que não estão mais sendo utilizados. Neste último, os itens serão direcionados ao Movimento República de Emaús, a fim de ajudar nos projetos e obras assistenciais da instituição.

A ação é organizada pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT-8. O objetivo da instituição é sensibilizar e estimular o uso racional dos recursos naturais e, com isso, minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, o que contribui também para a geração de justiça social e a diminuição de desigualdades sociais.  

A ação também inclui a doação de potes de vidro rosqueados, para armazenar leite materno para a Fundação Santa Casa em Belém.  

De acordo com Danilo Barbosa, chefe da Divisão de Gerenciamento de Projetos do TRT-8, a proposta é sensibilizar as pessoas a estabelecer a prática da reciclagem no dia a dia.  

"Contamos com a parceria de diversas empresas para trabalhar a questão da reciclagem, assim como o lado social e também os cuidados com o meio ambientes nas instituições. A Comissão trabalha para envolver magistrados e servidores, a fim de estimular e efetivar práticas de reciclagem, seja de casa para o local de trabalho ou vice-versa", informou Danilo Barbosa.

PARCERIA

A troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia é realizada em parceria com a empresa 3E Engenharia/Equatorial, e os produtos incluem papel, plástico, metal e óleo de cozinha. Há a opção também de doar os descontos para Organizações não Governamentais (ONGs), sendo necessário apresentar o CNPJ em nome da organização.

O assistente operacional da Equatorial Energia, Franck Conceição,  ressalta que o objetivo é alinhar sustentabilidade, consumo consciente e economia.

"Nos dias atuais é impensável a atuação das pessoas ou mesmo das empresas sem a prática da sustentabilidade. Assim, evitamos o descarte dos resíduos de forma irregular, que é o mais importante. A prática proporciona também a geração  de renda, uma vez que os resíduos são destinados de forma correta, retornando à linha de produção na forma de matéria prima para diversos tipos de indústrias", afirmou.

Já na parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores do Movimento República de Emaús, o objetivo é arrecadar bens tecnológicos que estão em desuso, os quais são destinados para reaproveitamento pela instituição, como computadores (CPUs ou notebooks), monitores, impressoras, celulares, tablets, câmeras digitais, periféricos (teclados e mouses), entre outros.

Os potes de vidros arrecadados serão direcionados à Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, para o armazenamento de leite materno, a fim de contribuir com o desenvolvimento das ações do Banco de Leite Humano, que atende em média 200 crianças prematuras por dia.  A iniciativa conta com o apoio do Bombeiros da Vida, do Corpo de Bombeiros do Pará.  

Serviço: Dia D do descarte

Data: 20/05/2022

Horário: De 8h às 15h

Local: Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região - Estacionamento de motos, próximo ao Anexo 3