Oficinas de compostagem e manuseio de resíduos sólidos são pautas da 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental do TRT-8

A programação da Semana encerra no sábado, dia 11, com uma Ação em Rede na Praça Brasil
Arte de divulgação da oficina de compostagem com a imagem de uma duas mãos de uma pessoa, carregando sementes em direção ao adub
— Foto: ASCOM8

Nos próximos dois dias, 9 e 10, magistrados, servidores, estagiários, aprendizes e terceirizados terão a oportunidade de participar das oficinas de compostagem e manuseio de resíduos sólidos, como parte da programação da 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-8). A proposta é compartilhar informações e orientar os participantes sobre a importância de incorporar e praticar ações ambientalmente sustentáveis. 

A compostagem transforma o que iria para o lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. Já a oficina de manuseio de resíduos sólidos vai orientar como tratar adequadamente os resíduos antes da destinação final.  

A 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental é organizada pelo TRT-8, por meio da Comissão Permanente de Gestão Ambiental, e visa promover a sensibilização e adoção de práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente, a partir da aplicação de práticas e conscientização sobre atitudes inovadoras.

OFICINAS  
A oficina de compostagem será realizada das 9h às 12h, na sala de aula da Assessoria de Desenvolvimento de Pessoas (Asdep), e também no formato híbrido, pela plataforma do Google Meet. A oficina inicia com a parte teórica sobre os princípios e fundamentos da compostagem, e, em seguida, os participantes vão aprender na prática como fazer e utilizar a composteira.

De acordo com a arquiteta Jéssica Leão, que vai ministrar a oficina junto da mãe, Ieda Melgueiro, a proposta é apresentar os benefícios de ter uma composteira em casa, assim como ensinar a fazer uma de forma correta. 

"Ter uma composteira em casa, além de auxiliar na preservação do meio ambiente evitando a poluição dos lençóis freáticos, do solo e ar, faz com que a pessoa crie uma relação com a natureza fazendo parte diretamente do retorno daquela matéria orgânica ao seu ciclo natural, podendo ainda utilizar o adubo e o biofertilizante produzido na compostagem em sua próprias plantas", informou.

Já a oficina da sexta-feira, 10, de manuseio de resíduos sólidos, será realizada das 9h às 11h, no auditório da Asdep, em parceria com a empresa 3E Engenharia/Equatorial.

O assistente operacional da Equatorial Energia, Franck Conceição, comenta que, a partir da destinação correta dos resíduos, "evitamos o descarte de forma irregular, que é o mais importante nesse contexto. A prática proporciona também a geração  de renda, uma vez que os resíduos são destinados de forma correta, retornando à linha de produção na forma de matéria prima para diversos tipos de indústrias", afirmou.  

Parceria

A 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental conta com o apoio dos seguintes parceiros: Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), Ministério Público do Trabalho (PA/AM), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Além de oficinas, a programação conta também com explanação de palestras e painéis, assim como a oferta de emissão de documentos, aplicação de vacinas, orientações jurídicas, entre outros.