TRT-8 terá programação para marcar o Orgulho LGBTQIA+
Entre tantas atividades que marcam o mês de junho, uma delas envolve a questão do público LGBTQIA+. Especificamente no dia 28 de junho é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, e, como forma de celebrar e marcar a data, o Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região irá promoverá uma extensa programação que tem início no dia 20 de junho e segue até o dia 1 de julho, sendo desenvolvida de forma híbrida, com atividades presenciais e online.
Elaborada e coordenada pelo Grupo de Diversidade do TRT-8, que conta com a participação de dois representantes da sociedade civil, sendo um da Rede Paraense de Pessoas Trans e outra da Rede Trans Brasil, a programação já iniciou no dia 20 de junho, com a disponibilização do curso "Identidade de gênero: Histórias, Conceitos e Trajetórias", uma ação da Escola Judicial do TRT-8 com o TRT da 6ª Região, que elaborou o conteúdo todo em formato EAD. Voltado para magistrados e servidores, as inscrições para o curso seguem abertas até o dia 30 de junho e a plataforma com o conteúdo ficará aberta até o dia 01 de agosto.
Fundo de Tela
A partir do dia 27 de junho até o dia 01 de julho, todos os computadores de todas as unidades administrativas e judiciais do TRT-8 exibirão o fundo de suas telas com uma arte das bandeiras dos movimentos LGBTQIA+ elaborada pela ASCOM.
Bandeira
O dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIA+, concentrará a maioria das atividades. Às 8h30 haverá a cerimônia de hasteamento da bandeira LGBTQIA+ no lugar da bandeira do Tribunal, que será feito pela vice-presidente do TRT-8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho; acompanhada do desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha e do juiz do trabalho, Otávio Bruno da Silva Ferreira, respectivamente Coordenador e integrante do Grupo de Trabalho da Diversidade do TRT-8.
Cadastro
Durante toda manhã e parte da tarde do mesmo dia, das 9h às 15h, o TRT-8, em parceria com o grupo Gestor Consultoria, Unipop, Rede Trans e Rede Paraense de Pessoas Trans, estará com atendimento posicionado no hall de entrada do tribunal para realização de cadastro de currículos do público LGBTQIA+. Essa ação visa oferecer uma resposta às empresas que informam não estimular a contratação de pessoas oriundas desse público, por desconhecimento de currículos. Com essa iniciativa, o banco ficará disponível para acesso de toda e qualquer organização.
Iluminação
Na final da tarde do dia 28, e durante toda a noite, a fachada do edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região receberá iluminação especial a partir das 18h, marcando com alegria a data com as cores do arco-íris projetadas na edificação, que fica em frente da movimentada Praça Brasil, no bairro do Umarizal, em Belém.
Webinário
Na sexta-feira, dia 01 de julho, no horário de 9h às 11h, está programado a realização do Webinário "A diversidade no mundo de trabalho: Orgulho LGBTQIA+ - desafios e ações", que terá como convidados: Larissa Rocha, mestre em Direito e autora do livro "Trabalhadores LGBTI e a promoção de um meio ambiente equilibrado"; Rafael Carmo Barros, Coordenador da Rede Paraense de Pessoas Trans e Tathiane Araújo, presidente da Rede Trans Brasil e o professor Pedro Augusto Gravatá Nicoli, professor doutor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
História
O Dia 28 de junho é marcado pelo combate à homofobia e luta por uma sociedade livre de preconceito e com oportunidades para todos, todas e todes. Historicamente, no dia 28 de junho de 1969, houve em Nova York, a Rebelião de Stonewall Inn, que marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia da Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.
A partir disso, vários protestos foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.
A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte, em 1970, como formar de lembrar e fortalecer o movimento de luta de todos contra o preconceito.
Toda a programação do Tribunal Regional do Trabalho tem o apoio da Rede Trans Brasil, Gestor Consultoria, Instituto Universidade Popular e Movimento LGBTI do Pará.
Serviço: Programação alusiva às comemorações ao Dia do Orgulho LGBTQIA+
Quando: 27 de junho a 01 de julho de 2022
Local: Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região – TRT-8 – Rua Dom Pedro I, nº 746 – Bairro: Umarizal
Realização: Grupo de Diversidade do TRT-8, Rede Paraense de Pessoas Trans EJUD8 e Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região
Apoio: Rede Nacional de Pessoas Trans, Instituto Universidade Popular, Gestor Consultoria e Movimento LGBTI do Pará.