Reunião da RAE será realizada nesta sexta-feira, 08 julho

Magistrados e servidores participarão do evento
Magistrados durante a reunião da RAT
— Foto: ASCOM8

Está programada para ser realizada nesta sexta-feira, 08, a partir das 10h, a 3ª Reunião de Análise Estratégica (RAE) do TRT-8 que terá como tema a diretriz 2 que trata da agilidade e qualidade das decisões do Regional.

Durante a reunião serão apresentados os projetos Núcleos de Justiça 4.0; Correição Integrada e Avaliação da Qualidade das Decisões Judiciais. A reunião será realizada no formato virtual pela plataforma google meets.

Em maio durante a realização da 2ª Reunião da RAE foram abordadas questão em relação à diretrz 1, como os projetos: Transparência; Comunicação4.0; Plano de Comunicação da Estratégia e programa permanente de Inovação.

RAT

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargadora Graziela Leite Colares, realizou a 2ª Reunião de Análise Tática (RAT), com servidores e magistrados da Escola Judicial (EJUD8), da Secretaria da Tecnologia da Informação (Setin) e com a Corregedoria Regional. A sessão ocorreu na sala do Pleno do Tribunal no dia 30 de maio.

Nesta reunião, foi discutida a diretriz de número 02 - Agilidade e Qualidade das Decisões Judiciais, do plano de Diretrizes Estratégicas da Gestão. Foram apresentados 6 eixos: Projeto Juízo 100% digital; Programa de Acompanhamento Permanente das Varas do Trabalho; Programa de Avaliação da Qualidade das Decisões Judiciais; Projeto Data Jud; Projeto Hórus e o Programa de Efetividade da Execução.

Rodopiano Rocha da Silva Neto, Coordenador de Gestão Estratégica do TRT-8, falou que os plenários acontecem com o objetivo de identificar o andamento dos processos das diretorias. “Nessa reunião apresentamos o andamento de seis iniciativas estratégicas. Então, cada gestor responsável pela iniciativa, demonstra de uma maneira bem prática, bem direta, o que já foi feito, o que está fazendo e o que falta fazer para que a gente consiga avançar na implementação dessas ações”, explicou o coordenador.

Corregedoria

Projeto Juízo 100% Digital - Implementar para a prática de atos processuais exclusivamente por meio eletrônico e remoto. A Corregedoria já iniciou os estudos para definição do modelo de gestão para o “Protótipo de Vara do Trabalho 100% Digital”, em especial rotinas de gestão, atendimento, ferramentas e estrutura. A proposta é lançar o “Protótipo de Vara do Trabalho 100% Digital” durante o evento “Semana de Inovação”.

Programa de Acompanhamento Permanente das Varas do Trabalho - Implementar projeto destinado a identificar e efetuar o acompanhamento permanente das Varas do Trabalho com maior dificuldade em atingir as Metas Nacionais números 1 e 2 do CNJ (que correspondem às Metas Institucionais números 4 e 5), bem como identificar processos com recorrente excesso de prazo de conclusão e efetuar acompanhamento para eliminação das pendências.

O programa já realizou a verificação mensal dos processos com excesso de prazo na conclusão, realizada por meio do Sistema Hórus.

Escola Judicial da 8ª Região

Programa de Avaliação da Qualidade das Decisões Judiciais - Instituir e implementar o Programa de Avaliação da Qualidade das Decisões Judiciais (QUALIJUS- TRT-8ª), com o objetivo de promover, por meio de medidas continuadas de formação e avaliação, o aprimoramento da qualidade técnica das decisões judiciais.

Em 2021 e 2022, entre várias ações de formação para o aprimoramento da qualidade técnica das decisões judiciais, a EJUD8 destaca-se: a criação e estruturação de Grupos de Estudo pela EJUD8 - Ato Regulamentar no 001/2021 - para consolidação de conhecimentos com vista ao aprimoramento do saber científico e ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Foram formados 10 Grupos de Estudo com diversos temas, e participação ativa de 78 (setenta e oito) magistradas(os), que culminou com a produção de 26 artigos científicos, a serem publicados na Revista do TRT8 no ano em curso.

“Este ano estamos passando por modernização e aprimoramento. Em breve deverá sair um edital para estes grupos. Conseguimos, com muita felicidade, esse curso de mestrado para os nossos magistrados com o selo da Universidade Federal do Pará (UFPA). Estamos tendo excelentes feedbacks, isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, afirmou o desembargador Walter Roberto Paro, coordenador da Ejud8.

O coordenador da Escola Judicial finalizou explicando que, “o primeiro Simpósio Internacional era um anseio da magistratura, durante o evento contamos com a presença de mais de 70 magistrados, essa participação nos incentiva a continuar”.

Secretaria da Tecnologia da Informação (Setin), por meio da Coordenadoria de Sistemas da Informação (COSIS)

Projeto Datajud - tem o objetivo de Implementar a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud), contemplando a correção e saneamento do DataJud, a implementação da base local com dados do legado e do PJe-JT, a construção de variáveis e indicadores e o desenvolvimento de programa de treinamento permanente, com foco no correto lançamento de movimentos e complementos no Sistema Pje-PJ.

Coordenação de Gestão Estratégica

Projeto Novo Hórus - está em desenvolvimento e implementação de projeto de configuração para extração de diversas fontes, modelagem de dados e desenvolvimento de painéis de Business Intelligence (BI) utilizando a ferramenta adotada nacionalmente pela Justiça do Trabalho, refletindo os recursos do atual Sistema Hórus, com acréscimo de novos painéis gerenciais do DataJud, PJe-JT e sistemas administrativos.

1ª Vara do Trabalho de Belém e Central de Execução Programa de Efetividade da Execução

Programa de Efetividade da Execução - com este projeto a 1ª Vara do Trabalho de Belém tem o objetivo de desenvolver e implementar programa com a finalidade de elevar os índices de execuções extintas com pagamento e de sentenças líquidas, bem como reduzir a taxa de congestionamento líquida, exceto execuções fiscais, por meio do uso intensivo das ferramentas de pesquisa patrimonial (INFOJUD, RENAJUD, SISBAJUD, DOI, SINESP-INFOSEG, JUCEPA, ARISP, CCS, JUCEPA/JUCAP, SERASAJUD, SIMBA, entre outras), do protesto judicial e dos sistemas BANEX, PJe-CALC, GPREC e Hórus, dentre outros.

As Reuniões de Análise Tática (RAT) é uma oportunidade que a atual gestão do Tribunal tem para mostrar ao público interno e externo as ações que estão sendo implantadas no âmbito do TRT-8. Na ocasião, participaram do encontro a presidente do TRT-8, desembargadora Graziela Leite Colares; a Corregedora Regional é a desembargadora Mary Anne Acatauassu Camelier Medrado, representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), coordenador da EJUd8, desembargador Walter Roberto Paro, magistrados e servidores.