Magistrados e servidores participam da 6ª formatura de Mediadores de Conciliação
Uma cerimônia no formato virtual com depoimentos engrandecedores permeados pela emoção, agradecimentos e aprendizados, foi assim a Cerimônia de Formatura do Curso de Formação Inicial Continuada para Mediadores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), realizada no final da manhã desta quinta-feira, 07, pela Plataforma Zoom e com transmissão pelo Canal oficial do YouTube do TRT-8.
A desembargadora e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (NUPEMEC), Francisca Oliveira Formigosa, abriu a cerimônia e falou da gratidão em participar deste momento simbólico. "Esta cerimônia é singela, mas significa muito para mim, para o TRT-8 e para os servidores que estão atuando neste Tribunal. Faço um agradecimento aos queridos tutores, tenho nos senhores o maior expoente da conciliação da Justiça do Trabalho. Aos servidores do Cejusc, quero parabenizar e dizer que sempre haverá oportunidade de aprender. Nós estamos sobrevivendo a tempos difíceis no Brasil e no mundo".
A desembargadora Francisca Oliveira Formigosa pontuou que conciliar é o papel diário dos magistrados e servidores que integram o TRT-8. "Conciliar é o papel diário e contínuo em busca da paz social. Conciliar é legal. Este instrumento de diálogo traz a paz social", finaliza a magistrada.
Curso – O Curso de Formação Inicial e Continuada para Mediadores do TRT-8 teve a carga horária de 100 horas e o objetivo era capacitar os servidores nas ferramentas relacionadas à mediação e conciliação de modo que possam construir um diálogo, conduzir as partes ao diálogo construtivo e para resolução consensual de conflitos trabalhistas; conforme as orientações estabelecidas na Resolução n° 125/2010 do CNJ; na Resolução CSJT n° 174/2016 e na Resolução CSJT n° 288/2021.
Os professores foram as juízas do trabalho, Déa Marisa Brandão Cubel Yule (TRT-24); Roberta de Melo Carvalho (TRT-10) e o juiz do trabalho, Fernando Hoffmann (TRT-9) que no período de março a julho de 2022 trouxeram informações e contribuíram de forma única para a formação dos servidores do Cejusc Belém.
A juíza do trabalho, Déa Brandão, afirmou que todos os tutores estão muito honrados com o processo de formação de conciliação. "O Cejusc do TRT-8 conta com uma equipe maravilhosa, nós tivemos 60 horas de aulas práticas e os servidores vieram aprender e além disso ofereceram muito. Foi um curso de troca, eles aprenderam e muito nos ensinaram. Foi uma troca maravilhosa – fico feliz que estão levando muita coisa boa para ser ainda melhores", comemora.
A juíza Roberta Carvalho compartilha do mesmo sentimento. "Nós todos juntos e unidos em prol de uma capacitação para prestar o nosso serviço na sociedade de maneira mais humana, completa e com amor. Ser melhor e servir melhor é um motivo de muita alegria. Quero parabenizar a todos que doaram tempo para a realização deste curso. Com paciência e empatia, buscando integrar todos em busca de uma resolução. Agradeço imensamente a possibilidade de estar com vocês nesta caminhada. Vamos dar início a um novo ciclo. Parabéns aos formandos e aos gestores", finaliza.
Para o magistrado Fernando Hoffman, a formatura dos novos alunos é um motivo de celebração. Ele afirmou que ficou positivamente surpreso com a eficiência, profissionalismo e carinho que foram recebidos pelo TRT-8, pela equipe da Ecaiss, das servidoras Claudilena e Livínia. "Aos alunos que estão se formando meus parabéns, vocês venceram uma maratona, é um desafio chegar ao final do curso. Que este aprendizado reflita na vida pessoal e na carreira de vocês".
Ele afirmou ainda que os alunos estão muito bem preparados e dedicados e que farão um excelente trabalho na Oitava Região.
Alunos – No total participaram da formação 13 servidores. Mary Moreira dos Santos, Moema Silva Nogueira, Paulo Sydnei Lopes da Gama Alves, Pedro Oedes Puppin Júnior, Teresa Cristina Cardoso Mileo, Adriana Braga Cavalcante, Ana Rosa Sousa da Rocha, Carol Amaral Costa Savino, Marilea Melo Correa, Edilsa Martins Araujo do Couto, Gabriela Queiroz Moura Fé Araújo, Ivana Souza Lima e Lucivaldo Dias dos Santos.
A servidora Carol Amaral Costa Savino, falou em nome da turma e agradeceu a qualidade do curso. "Agradecemos aos professores que nos conduziram a uma ambiente construtivo, a uma troca de informações marcada pelo carinho, atenção e tecnicidade, em que podemos refletir e buscar obter novos conhecimentos sobre o papel do mediador. Aumentou ainda mais a minha paixão pela conciliação e espero colaborar ainda mais com o Cejusc", comemora.
A Assessora chefe de Desenvolvimento de Pessoas (ASDEP), Carolyne Soares de Castro, acrescentou que é gratificante ver que o curso foi um desafio para todos e teve a vitória alcançada. "Para a equipe da ASDEP, nós precisamos nos reinventar, criar um sala online, é um processo contínuo de aprendizado, sempre com foco no servidor e virão novos cursos e novos projetos", afirma.
O Coordenador do Cejusc Belém, juiz Avertano Klautau, e a Coordenadora do Cejusc Parauapebas, Suzana Maria Lima de Moraes Affonso Carvalho dos Santos, parabenizaram a todos os participantes e tutores do curso.
Confira aqui as fotos do evento.