Judiciário Fraterno realiza turismo praiano e ações de cidadania em Mosqueiro

Pelos cursos e palestras mulheres e jovens tem novas oportunidades de profissionalização
Jovens durante a ação de Turismo Cidadão
— Foto: ASCOM8

A Semana do Judiciário Fraterno está sendo marcada por novas histórias construídas pelas famílias que participam da programação ofertada pelo Tribunal do Trabalho da Oitava Região até a próxima sexta-feira, 15.

A juíza do trabalho do TRT-8, Vanilza Malcher, que coordena as ações do projeto, ressalta que essa semana em Mosqueiro tudo tem um significado especial. “Estamos no segundo dia de atividades em Mosqueiro, onde tudo tem se desenvolvido bem, porém com alguns desafios que estamos superando com a dedicada atuação da equipe do CREAS. Em um mês de férias escolares, com a comunidade ocupada com trabalho, inclusive jovens e crianças, temos famílias desesperançosas precisando de estímulos que vão além de participar do projeto, é necessário um processo de conscientização de que é possível transformar sua realidade”, relata.

A magistrada conta o exemplo de uma família, em que no primeiro dia de atividades, dia 11, somente a mãe participou e os filhos estavam trabalhando, vendendo picolé na praia. “Depois de um forte diálogo de convencimento, a partir do segundo dia, os dois filhos já estavam participando do curso de informática, fizeram o roteiro do turismo praiano e seguem inseridos na programação do Judiciário Fraterno até o próximo sábado, 16. Isso demonstra por si só, como está sendo exitosa nossa Semana do Judiciário Fraterno na Ilha de Mosqueiro. Se conseguirmos contribuir de alguma forma para o desenvolvimento dessa família, já valeu a pena”, comemora a coordenadora.

Motivação – Dona Arlete Caldas Freitas, 40, é maquiadora e cabeleireira, mora em Mosqueiro há sete anos e afirma que por meio da oficina descobriu novas oportunidades. “Estou muito feliz participando da oficina de biojoias, primeiro porque gosto de usar e agora estou aprendendo a fazer as peças, em breve terei a oportunidade de uma renda extra”, relata.

Além dela, os dois filhos Norma Iracema de 20 anos e Arthur de Freitas de 11 anos estão participando da oficina de informática, que iniciou na última segunda-feira, 11 e vai até sexta-feira.

A Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Mosqueiro, Cláudia Cezar, ressalta que a Semana do Judiciário Fraterno está sendo um momento de construção coletiva com o TRT-8 e vem trazendo oportunidades, esperança para as famílias atendidas em Mosqueiro. “Estamos muito felizes com esse projeto que veio somar, trazer novas perspectivas para a equipe e para as famílias. Combater o trabalho infantil é uma tarefa que não é fácil, mas com conhecimento e oportunidades de aprendizado iremos em busca dos nossos sonhos”, finaliza.

No encerramento, na sexta-feira,15,haverá apresentação dos resultados das oficinas, e no sábado, pela manhã, haverá um torneio de futebol no Campo do Pedreira Sport Clube.

Serviço: Semana de Judiciário Fraterno 

Período: até dia 15 de julho 

Local: CREAS - Mosqueiro - Rua Comandante Ernesto nº655 - Vila