Dia de Proteção às Florestas, o TRT-8 possui ações para minimizar impactos no meio ambiente

A data também é Dia do Guardião das Florestas brasileiras
Arte de divulgação
— Foto: ASCOM8

O Memorial “Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos” celebra o Dia Mundial de Proteção às Florestas, que ocorre neste domingo, 17 de julho. A data busca conscientizar as populações, as organizações governamentais e empresas privadas sobre a preservação da biodiversidade das florestas. Nos estados do Pará e Amapá, jurisdicionados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), é uma forma de chamar atenção para o aumento do desmatamento nos últimos anos. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), está situado na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, e adota ações que diminuam os impactos ambientais em concordância com as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A poluição, desmatamento, queimadas das florestas, emissão de gases estufa são fatores muito presentes na atualidade e que precisam urgentemente ser revistos para a manutenção da vida no planeta. Como falou Luisa de Souza Leão Almeida, membro da Comissão Permanente de Gestão Ambiental. 

“É muito importante que a gente compreenda que meio ambiente, sociedade, economia, política, ações individuais e coletivas estão todas interligadas. Isso significa que o que a gente consome, o que a gente descarta de resíduo, a forma como a gente usa a energia, a água, a alimentação que temos, tudo tem impacto no meio ambiente, que gera impactos muito significativos nas nossas vidas”, explicou Luisa de Souza Leão Almeida.

O Fórum Trabalhista de Macapá, inaugurado em 2016, foi o primeiro do Brasil com energia solar. As 560 placas fotovoltaicas geram 260 wp (watt-pico), ou seja, 25% da energia consumida do prédio vem do sol. Através da Comissão Permanente Gestão Ambiental, na sede do Tribunal existe um depósito de resíduos sólidos para recolher os materiais do TRT-8, os magistrados e servidores são incentivados a fazerem a coleta seletiva em suas casas e realizarem o descarte adequado no tribunal. Estas são algumas das iniciativas do Tribunal que demonstram na prática o que é ser uma instituição responsável e comprometida com um futuro sustentável, o caminho é longo, mas a Justiça do Trabalho da Oitava Região segue com ações para minimizar os impactos ao meio ambiente.

“Enquanto sociedade civil temos o dever de atuar no sentido de preservar as florestas, em especial a floresta amazônica que é fundamental para regulação do clima do Brasil e no mundo, quando se pensa na absorção de gás carbônico”, finalizou a servidora. 

Folclore - a data também é Dia do Guardião das Florestas brasileiras, no folclore brasileiro essa ação é desenvolvida por um duende vermelho, de pés virados e cabelos bagunçados, o Curupira.