Terceirizados que atuam no TRT-8 participam de palestras sobre prevenção ao acidente de Trabalho
Para conscientização sobre o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado nesta quarta-feira (27), a Escola Judicial da 8ª Região, por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS), ministrou palestras de "Diálogos Diários de Segurança (DDS)" para os terceirizados que prestam serviço nas dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
A ação ocorreu no auditório Aloysio Chaves, na sede do Tribunal e contou com a participação do palestrante Jomar Souza Ferreira Lima, superintendente substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará (SRTE/PA) e do diretor da Ejud8 e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Walter Roberto Paro.
No artigo 19 da Lei n.º 8.213/91, explica que acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou do órgão, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
A servidora terceirizada Suzi Soares destacou que a conversa ajudou a entender pontos que antes não tinha conhecimento, e pediu para que seus colegas se protegessem um ao outro. "Achei a palestra muito importante para poder ver se até nossos colegas mesmos têm essa consciência de se proteger, porque até agora nada. Isso mostra que devemos nos proteger e proteger os outros no nosso ambiente de trabalho, e como procurar nosso direito, caso não estejam sendo cumpridos", disse.
Uma das formas de pedir a colaboração dos trabalhadores para tentar diminuir o máximo possível a quantidade de acidentes é com informações e conhecimento, como disse o superintendente Jomar Souza Ferreira Lima.
"Envolver dentro de todos os ambientes públicos ou privados, a prevenção de acidente de trabalho para que sejam feitos os devidos gerenciamento dos riscos. E como nós temos uma clíentela, vamos falar aqui, nós temos os contratados aqui, são uma parte significativa na nossa mão de obra. Então, a gente tem que também alertá-los para eles tomarem todos os cuidados em relação a execução dessas atividades, para que esse trabalho seja traduzido em benefício deles, ou seja, para que eles não venham a ter acidentes também", explicou o superintendente.
O DDS é utilizado para informar sobre os riscos de acidentes de trabalho, divulgar as medidas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocasionadas durante atividade laboral. Tipos de acidentes de trabalho: acidente típico é o que ocorre durante o processo de execução do trabalho; acidente de trajeto é aquele que ocorre no percurso da moradia para o trabalho do empregado, também pode ocorrer ao contrário.
No artigo 20 da Lei 8.213/91, as doenças ocupacionais são classificadas em duas categorias: doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social e a doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
"Essa palestra para os colaboradores foi muito importante até para mostrar a eles o quanto é bom eles terem um cuidado com a saúde deles, porque eu sempre digo assim: o que adianta o empregador ter o cuidado com os empregados e, na maioria das vezes, o próprio empregado não tem o cuidado. Então essa palestra foi importante para os dois lados, com o empresário e o empregado", explicou a Rafaela Silva, supervisora dos terceirizados que trabalham no TRT-8.
Confira aqui as fotos do Ciclo de Palestras da Amazônia e Meio Ambiente de Trabalho.