TRT-8 realiza a 3ª Reunião de Análise Tática

Nesta reunião a administração do Tribunal apresentou o andamento da diretriz 3 - Qualidade da auditoria, e da diretriz 4 - Governança e gestão.
Foto da presidente do TRT8
— Foto: ASCOM8

No dia 5 de agosto, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargadora Graziela Leite Colares, realizou a 3ª Reunião de Análise Tática (RAT), com a presença de magistrados e servidores. Nesta reunião foram apresentados: o Programa de qualidade da auditoria; o Projeto de reforma administrativa; o Plano de desdobramento de estratégia e o plano de transformação digital. A sessão ocorreu na sala do Pleno do Tribunal.     

Coordenadora de Auditoria - O  Programa de Qualidade da Auditoria - que tem como finalidade de Instituir e manter Programa de Qualidade da Auditoria (PQA), contemplando toda a atividade de auditoria interna, desde o seu planejamento até o monitoramento das recomendações, nos termos da Resolução CNJ nº 309/2020 c/c Ato CSJT.GP.SG nº 142/2020.

A coordenadora de Auditoria, Luciana Kelly Maia Correia, explicou a implantação e fomento do programa e “em cumprimento a  Resolução nº 309/2020, que estrutura as diretrizes da atividade da função da auditoria do Poder Judiciário, e do CSJT. GP. SG nº 142/2020, que fala do estatuto de auditoria e do código de ética das unidades de ouvidorias da Justiça do Trabalho”.    

A Diretoria Geral do TRT-8 apresentou os trabalhos do Projeto de Reforma Administrativa, que visa adequar a estrutura organizacional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região ao que determina as Resoluções CSJT nº 296/2021 e 335/2022. Reformar a estrutura organizacional e os processos de trabalho da área administrativa.

Plano de Desdobramento da Estratégia objetiva Promover o alinhamento das unidades, pessoas e processos organizacionais à estratégia institucional.  Para 2022, o projeto consiste em sistematizar as atividades necessárias para a elaboração dos Planos de Contribuição das Varas do Trabalho, Secretarias de Turmas e Secretaria-Geral Judiciária, contemplando as seguintes macroatividades: 1- automatização do processo de desdobramento; 2 - definição do modelo e geração automática dos planos; 3 - monitoramento dos resultados; 4 - documentação da solução.

“Para esse ano, a prioridade foi, além das Varas do Trabalho que já fazemos há bastante tempo esse planejamento junto com a corregedoria, a presidente, desembargadora Graziela Leite Colares, solicitou para que criássemos um modelo para as Turmas e para a Secretaria-Geral Judiciária. Então, é a primeira vez que esse modelo de desdobramento está sendo levado para essas áreas", explicou Rodopiano Neto, coordenador de Gestão Estratégica. 

O Plano de Transformação Digital visa elaborar e implementar um Plano que conterá, no mínimo, as ações de transformação digital de serviços, integração de canais digitais, interoperabilidade de sistemas e estratégia de monitoramento, conforme diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ nº 370/2021.

As Reuniões de Análise Tática (RAT) são uma oportunidade que a atual gestão do Tribunal tem para mostrar ao público interno e externo as ações que estão sendo implantadas no âmbito do TRT-8. Na ocasião, participaram do encontro a presidente do TRT-8, desembargadora Graziela Leite Colares; o desembargador Marcus Augusto Losada Maia, a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida (on-line), o Diretor Geral, Rafael Pinheiro, o coordenador de Gestão Estratégia, Rodopiano Neto,  o Diretor da Secretaria da Tecnologia da Informação (Setin), Marco Aurélio Rego e a coordenadora de Auditoria, Luciana Maia.