TRT-8 inicia a Semana da Aprendizagem e do Judiciário Fraterno na Escola Waldemar Ribeiro
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar Ribeiro recebem até o dia 26 de agosto, a Semana Nacional de Aprendizagem e a programação do projeto Judiciário Fraterno, ambas organizadas pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8.
A desembargadora Maria Zuíla Dutra, gestora do programa de Combate ao Trabalho Infantil foi a facilitadora da palestra que abordou sobre os desafios do mundo do Trabalho e a proteção da infância após a pandemia. "Neste momento nós vamos promover a abertura da Semana Nacional de Aprendizagem promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho e por todos os 24 Tribunais do Trabalho de todo o Brasil. E também abertura da Semana do Judiciário Fraterno no mês de agosto. Durante essa semana serão ofertados vários cursos não só para adolescentes e jovens, mas também para todas as mulheres que cuidam das adolescentes e jovens", explica.
Durante a palestra a magistrada apresentou que mais de 33 milhões de brasileiros estão passando fome, de acordo com dados Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da pandemia, sendo que na região Norte 25,7% das famílias não têm o que comer. Ela também destacou as ações do combate ao trabalho infantil e lembrou da “II Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil” realizada em 01/03/2020, que reuniu mais de 200 mil pessoas. "A nossa Marcha foi a maior na história mundial, pois o maior registro que tem na OIT é da marcha organizada por Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz de 2014, que reuniu 100 mil pessoas. Nossas ações contam com a grande força dos padrinhos cidadãos e voluntários da Comissão do TRT8, que lutam conosco por um “Brasil Sem Trabalho Infantil”, finaliza.
Simone Nazaré Oliveira, mãe do aluno do 8º ano, Ismael de Oliveira, afirma que a palestra foi muito esclarecedora. "Achei maravilhosa a palestra, eu não tinha conhecimentos aprofundados em números sobre o trabalho infantil e sobre a fome no país".
As alunas Ingrid Caroline e Isabela Freitas levaram como aprendizado que o estudo é fundamental para ter uma profissão. "Eu chorei com o depoimento da doutora Zuíla, fiquei imaginando o quanto sofreu pelo trabalho infantil e aprendi a importância do estudo para todos. Eu me inspiro na minha irmã, que se formou em Terapia ocupacional depois de muita luta, muitos estudos. Meu sonho é ser professora", conta Isabela Freitas, de 12 anos.
Capacitação – Os alunos da Escola Waldemar Ribeiro durante esta semana participam do curso de informática na sede do TRT-8. A diretora da escola, Rosimery Castro, explica que grande parte dos alunos são os concluintes do 9º ano. "Hoje nós temos 44 alunos concluintes do 9º ano que estão participando do curso de informática. Um curso de suma importância, pois eles estão perdendo oportunidades de trabalho por não terem noções de informática".
Ela explica que as mães dos alunos participarão de cursos de panificação, reaproveitamento de alimentos e atividades lúdicas.
O encerramento da Semana de Aprendizagem e do Judiciário Fraterno será nesta sexta-feira, 26, às 15h, na Escola Estadual Waldemar Ribeiro.
O evento é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, por meio da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Comitê de Incentivo à Participação Feminina no Judiciário e Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão; CIEE, SENAR, Escolas Estaduais Waldemar Ribeiro e Bom Pastor e os padrinhos e voluntários da Comissão do TRT-8.