Justiça Itinerante chega ao município de Porto de Moz
Com programação para ser realizada em duas etapas, a itinerância no município de Porto de Moz teve seu primeiro período desenvolvido no período de 22 a 26 de agosto, quando quatro servidores da Justiça do Trabalho participaram da ação na localidade. Uma assistente de secretaria, uma oficiala de Justiça e dois agentes de segurança foram responsáveis pela programação, em que foram realizados diversos atendimentos para tirar dúvidas da população local e informar sobre os Direitos Trabalhistas de todos que procuraram a Justiça. No decorrer do período, foram realizadas as atermações verbais, que totalizaram 13 (treze) reclamações trabalhistas.
Segundo a assistente de Secretaria da Vara do Trabalho de Altamira, Isabela Miranda Martins, durante os dias de trabalho na cidade de Porto de Moz foi possível observar que muitos trabalhadores não tinham conhecimento dos seus direitos. "No dia a dia de atendimento percebemos que é uma população carente de informações sobre os Direitos Trabalhistas, como jornada de trabalho, trabalho infantil, trabalho análogo à escravidão, e foi muito bom atender e levar informação importantes para os cidadãos da cidade de Porto de Moz", detalha a servidora.
O projeto Justiça Itinerante contou com o apoio de órgãos e entidades locais que ajudaram na divulgação do evento, como Ministério Público Estadual, a Diretoria da Igreja Prelazia do Xingu, o Comitê de Desenvolvimento Sustentável e a Associação de Mulheres de Porto de Moz. No último dia de atendimento, foi realizado um café da manhã com os apoiadores do evento.
Audiências – As audiências trabalhistas do projeto Justiça Itinerante em Porto de Moz estão agendadas para ocorrer no período de 12 a 16 de setembro, com a presença da juíza titular da Vara de Altamira Elinay Almeida Ferreira. No decorrer da programação, está agendada a exibição do filme Pureza, na sede da Prelazia do Xingu, aberto e gratuita para toda a população do município.