Lançada a campanha oficial do Círio 2022 do TRT8
Uma grande festa da cultura paraense reuniu alunos, professores, padrinhos solidários, autoridades e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.
O evento marcou o lançamento oficial da Campanha do Círio 2022 do TRT-8, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 05, no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio sede do Tribunal.
O tema da campanha deste ano é “Maria, Mãe e Mestra, desperta nas crianças e nos adolescentes o interesse pelo saber e pela educação transformadora de suas realidades” que pretende arrecadar até o Círio de Nazaré, material escolar, tablets, computadores que serão doados para os estudantes carentes.
A juíza do trabalho e coordenadora da campanha do Círio 2022 Vanilza Malcher, detalha como irá funcionar a campanha. “Nós decidimos neste ano arrecadar material escolar para atender as crianças de escolas públicas que não têm condições de comprar. Estamos em parceria com mais de 70 escolas já inscritas para participar da nossa campanha e vai ser uma campanha muito linda. Não temos dúvidas de que arrecadaremos muito material escolar para ajudar, atender e cuidar dessas crianças que estão precisando de nós”.
Existem dois pontos de arrecadação: um na sede do Tribunal do Trabalho e outro na sede do Ministério Público, localizado na Avenida Governador José Malcher. Outra forma de doar é através de um pix pelo número (91) 98437-0500 criado exclusivamente para a campanha.
Dados - No ano de 2022, de acordo com índices nacionais e internacionais divulgados, houve uma elevação da evasão escolar. Em nível de Brasil, a região Norte teve a maior evasão escolar na faixa etária de 5 a 17 anos, que é justamente a faixa que registra o trabalho infantil. O nível de miséria também aumentou, e isso tudo, junto com a evasão escolar, mostra a necessidade que as pessoas têm de conseguir material escolar para poder permanecer na escola.
Para a desembargadora do TRT-8, Maria Zuíla Dutra, esses números são desfavoráveis aos pobres para permanecer na escola. “Por isso nós optamos por fazer a arrecadação de material escolar porque é uma forma de estimular não só os pais para que mantenham os filhos na escola, como também os próprios alunos ao saberem que eles vão para a escola porque eles têm onde anotar, eles têm onde estudar, eles têm como escrever. Então esse foi o nosso propósito: Contribuir realmente para que eles se mantenham na escola porque a escola é o único caminho que eles têm para reescrever a história das suas vidas”, finaliza.
Parcerias – Estavam presentes no evento representantes da Diretoria da Festa de Nazaré, Ministério Público do Trabalho, Associação dos Magistrados da Oitava Região do Pará e Amapá, Delegacia Regional do Trabalho, Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
Além dos alunos da escola Josino Viana, do bairro da Pedreira, e da escola Waldemar Ribeiro, no Umarizal.
#ParaTodosVerem: Grupo de pessoas lado a lado em um auditório. Em ordem, mulher branca com cabelos escuros até os ombros usa camisa branca e óculos de grau, a seguir mulher de cabelos escuros curtos, usa camisa preta e blazer rosa, seguido por uma mulher loira, usa camisa preta. Ao seu lado, mulher de cabelos escuros e longos, veste camisa branca temática da campanha com um blazer preto. Ao seu lado, mulher de cabelos escuros e presos também veste camisa branca temática da campanha com um blazer preto, seguida de uma mulher de cabelos escuros volumosos, veste camisa verde, à sua esquerda mulher de cabelos escuros e presos veste camisa branca temática da campanha, ao seu lado, mulher de cabelos claros e presos, veste uma blusa azul escura e uma jaqueta branca. Ao seu lado, homem de cabelos meio grisalhos e barba escura, usa camisa social branca, gravata vermelha com listras brancas na diagonal e terno azul escuro. E por fim, mulher de cabelos grisalhos usa blusa preta e blazer verde. Todos eles seguram juntos o cartaz da campanha do Círio 2022 do TRT-8.