Pelotão de Padrinhos e afilhados será destaque na Trasladação deste sábado

A concentração será às 16h, em frente ao Clube do Remo
Coordenadores, padrinhos, voluntários e estudantes durante o procissão do traslado
— Foto: ASCOM8

Neste sábado, 08 de outubro, na procissão da Trasladação que sai do Colégio Gentil Bittencourt, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem participa com o Pelotão formado por padrinhos e afilhados do projeto.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Evandro Valadão, participa pela primeira vez da programação do TRT-8. Ele é o atual coordenador nacional do programa de combate ao trabalho infantil do TST e nesta sexta-feira acompanhou o traslado da imagem de Nossa Senhora para Ananindeua, e ficou impressionado com a multidão e a devoção. "É bonito ver a solidariedade humana, de fé em Nossa Senhora, de fé no próximo, todos aqui comungando essa mesma intenção".

No sábado a concentração será a partir das 16h, em frente à sede do Clube do Remo, na avenida Nazaré. Segundo a juíza do trabalho Vanilza Malcher, coordenadora da Campanha do Círio 2022 do TRT-8, "é um momento de louvor, agradecimento e da presença de alunos, professores e toda a sociedade que aderiram a Campanha do Círio deste ano."

A iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região é realizada há oito anos, e este ano, o mote é arrecadar kits escolares que serão distribuídos aos alunos de 65 escolas públicas da Região Metropolitana de Belém. O tema escolhido foi "Maria, Mãe e Mestra, desperta nas crianças e nos adolescentes o interesse pelo saber e pela educação transformadora de suas realidades".

Parcerias – Durante essa semana a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Oitava Região do Pará e Amapá – Amatra8 – que conta com 109 associados do Estados do Pará e Amapá, promoveu uma ação no dia 05, para divulgação e apoio à Campanha do Círio 2022, realizado no espaço cultural Vila Container.

A presidente da Amatra8, juíza do Trabalho Roberta de Oliveira Santos, ressaltou o legado da campanha do TRT-8. "Esse evento foi pensado pela Amatra8 como uma forma de democratizar a campanha de combate ao trabalho infantil. Entendemos que essa Campanha deve estar presente em todos os espaços. O Vila Container é um espaço muito democrático, que recebe todos os públicos e seria ideal para trazer a nossa campanha de Combate ao trabalho Infantil, tanto para o esclarecimento sobre os males do trabalho infantil, quanto a importância de manter as nossas crianças na escola e também destacar a importância da educação como o caminho transformador do futuro das crianças", explica a magistrada.

A presidente da Amatra8 afirma que o evento também foi pensado como forma de arrecadar uma quantidade maior de material escolar entre os condôminos do Vila Container. "É uma forma realmente de nós mostrarmos para a sociedade que essa campanha precisa envolver todos os públicos, todas as pessoas, o trabalho infantil é uma preocupação de todas e todos nós", finaliza.

A juíza do Trabalho da 4ª Vara do Trabalho de Macapá, Núbia Soraya da Silva Guedes, afirmou que é necessário dar visibilidade para o tema do combate ao trabalho infantil. "Somar esse momento da religiosidade, data de celebração de Nossa Senhora, com uma campanha tão necessária, de tamanha visibilidade. Parabenizo a Comissão e os responsáveis por esse evento".

O desembargador do TRT-8, Gabriel Velloso Filho, destaca que ação do TRT-8 durante o Círio de Nazaré já é histórica. "O juiz e a juíza também tem que se conscientizar que ele tem um papel social que vai além do que ele faz no processo. Ele tem que contribuir para o bem da sociedade, para redução da desigualdade e para o combate ao preconceito. Esse tipo de ação que está sendo feita aqui, já é uma ação histórica, é uma tradição do nosso tribunal. É algo que todos nós temos que nos orgulhar e participar, fico muito feliz de estar sendo parte desse movimento e espero que cada vez a gente consiga ter maior progresso", pontua.

A desembargadora do TRT-8 e coordenadora da Campanha do Círio 2022, Maria Zuíla Dutra, disse que este será o maior Círio de todos os tempos. "Está todo mundo ávido por esse momento do Círio, vivendo por antecipação, será um Círio grandioso, de gratidão sobretudo pelo dom da vida, pois nós estamos aqui. E a nossa campanha ultrapassou a meta, agora estamos correndo para arrecadar 10 mil kits escolares. Nós entendemos que se nós queremos uma sociedade melhor, nós precisamos investir na infância, investir na educação, por isso que a campanha é voltada para educação", finaliza.

O casal Marília e Marcel Lima são padrinhos voluntários do Programa de Combate ao Trabalho Infantil há mais de cinco anos, e mobilizam a comunidade do Guamá durante a campanha do Círio. "Hoje nós temos cerca de 35 afilhados, mas já encaminhamos muitos para vaga de emprego ou jovem aprendiz. Nós mobilizamos a comunidade paroquial do Guamá e algumas escolas para que saiam na caminhada contra o trabalho infantil e a favor da juventude guamaense", explica Marcel Lima.

Serviço: Campanha do Círio na Trasladação

Quando: 08 de outubro de 2022 ( Sábado)

Concentração: 16h

Local: Em frente à Sede do Clube do Remo – Avenida Nazaré.

Confira aqui as fotos do evento. 

#ParatodosVerem: Coordenadores e voluntários da Campanha do Círio do TRT8. Homens, mulheres e crianças vestem camisa branca alusiva à campanha e seguram a faixa com o texto: Maria – Mãe e Mestra. Algumas crianças e voluntários agachados em frente a faixa.