TRT-8 e Pelotão do Combate ao Trabalho Infantil emocionam fiéis durante a Trasladação

Durante outras romarias do Círio 2022, os jovens, voluntários, servidores e padrinhos irão participar este ano
Ministro, desembargadores, juízes, voluntários e padrinhos no Pelotão do Círio 2022
— Foto: ASCOM8

Embalados por canções marianas de agradecimento por mais uma Campanha do Círio 2022 realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, os jovens, voluntários e padrinhos do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem levaram uma causa social na procissão, no último sábado, 08 de outubro.

A madrinha Márcia Antônia da Silva Alves, 43, que participa da Campanha desde 2015, e tem hoje 125 afilhados no bairro do Benguí, era uma das mais animadas à frente do Pelotão do TRT-8. "É uma emoção contagiante estar aqui e de saber que este ano, como eu sou educadora, que o trabalho que está desenvolvido pelo TRT-8 é em prol da educação transformadora, não tem coisa melhor, ainda mais para mim que sou professora e madrinha cidadã do projeto", comemora.

O aluno Miguel Lima dos Santos, 15, que estuda na Escola Salesiano do Trabalho participou pela primeira vez do Pelotão de padrinhos e voluntários e estava feliz em viver este momento de fé e emoção com uma causa tão nobre, lutar contra o trabalho infantil. Iasmin da Silva Moreira, 15, também comemorou de estar na caminhada. "Minha escola é contra o trabalho infantil e estou aqui representando a minha escola".

Marcel Lima, é padrinho voluntário há mais de seis anos, e, para ele, fazer parte deste trabalho é muito importante porquê os jovens estão esquecidos à margem da sociedade. "E nós estamos mudando essa realidade, fazendo com que os jovens tenham seus sonhos e busquem para serem agentes transformador de suas realidades. A educação não só transforma, como faz com que eles transformem a sociedade inteira que está ao redor deles", explica.

Programação – A coordenadora da Campanha do Círio do TRT-8, juíza do Trabalho Vanilza Malcher, afirma que a missão deste ano está parcialmente cumprida. "Esta é a terceira romaria oficial do Círio 2022, nós ainda temos cinco romarias para participar. Então até aqui estamos indo muito bem, uma aceitação muito boa da sociedade, o envolvimento dos adolescentes, das crianças, dos jovens, já é um sucesso. Nós queremos agradecer a todos que nós conclamamos e que aderiram a esse movimento em prol da infância. O Pelotão voltou firme e forte, nossos jovens, adolescentes estão animados, alegres. A campanha da Justiça do Trabalho é um sucesso", comemora.

A desembargadora do TRT-8 e coordenadora da campanha, Maria Zuíla Dutra, compartilha da mesma alegria do êxito da Campanha do Círio 2022 por conta da dedicação de todos os envolvidos nesta iniciativa. "Todos se envolvem com a campanha do Círio 2022, servidores, magistrados, voluntários e padrinhos cidadãos. Se não fosse a força desses voluntários e padrinhos cidadãos, dificilmente a gente conseguia fazer uma campanha do porte que estamos fazendo. Nós iremos no Círio das Crianças, Romaria da Juventude, Cicloromaria, o que estiver pela frente, nós estamos dispostas a arregaçar as mangas e continuar nessa luta na defesa da vida plena de crianças e adolescentes", explica.

A desembargadora Maria Zuíla Dutra afirma que o seu sonho “é ver o trabalho infantil no livro de história, como mal eliminado pela nossa geração. Brasil sem trabalho infantil é um grande sonho”, finaliza.

O padrinho cidadão Fábio Menezes, está no programa há seis anos e tem em torno de 70 a 100 afilhados, bairro da Guanabara, Jaderlândia e Castanheira. “Hoje nós estamos mostrando para a sociedade nessa festa de grande porte, aonde a sociedade vai ver a nossa faixa, ouvir a nossa súplica, vai ver que estamos defendendo uma bandeira que diz sim à aprendizagem e não ao trabalho infantil. A importância de estar aqui é mostrar aos jovens que ele pode ser sim melhor, basta ter uma oportunidade.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Evandro Valadão, esteve pela primeira vez acompanhando o trabalho da Comissão no Círio de Nazaré e ficou encantado com tanto amor, entrega dos voluntários e servidores do TRT-8. “Gostaria de agradecer muito a vocês pela oportunidade de estar aqui, o privilégio de participar do Círio e participar desse trabalho maravilhoso, de todos os voluntários. São as pessoas que fazem a diferença. Vocês que estão na instituição fazem um trabalho maravilhoso, fico aqui verdadeiramente emocionado pelo trabalho que vocês fazem, pelo trabalho para o futuro desse país. Quando trabalhamos com as nossas crianças, com educação, quando retiramos essas crianças do trabalho precoce, nós estamos dando a ela, sonhos, esperança, esperança para esse Brasil que precisa muito. O futuro onde essas crianças possam mais a frente servir como exemplo para outras crianças, para que esse Brasil efetivamente seja um país com menos desigualdade, menos amarguras, menos tristeza, com mais amor e gente bacana como vocês, liderando esse processo transformador”, finaliza.

Confira mais fotos do Pelotão do Combate ao Trabalho Infantil durante a Trasladação aqui

Serviço: Campanha do Círio 2022 do TRT-8 no Círio das Crianças

Data: 16 de outubro de 2022 (Domingo)

Hora: 8h

Local: Praça Santuário de Nazaré

 

#ParaTodosVerem: Fotografia com padrinhos e voluntários do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem do TRT-8. Eles vestem uma camisa branca e seguram uma faixa da campanha do Círio 2022 do Tribunal.