TRT-8 se une a Tribunais brasileiros no apoio à Ministra Cármen Lúcia

Desembargadora presidente do TRT da 8ª Região emitiu nota repudiando os ataques à magistrada do STF
Arte de divulgação
— Foto: ASCOM8

A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região, com jurisdição nos estados do Pará e Amapá, representada por sua desembargadora presidente, se une ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a diversos tribunais regionais e vem a público manifestar seu total repúdio aos ataques agressivos, descabidos e criminosos direcionados à ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia. 

Da mesma forma manifesta o apoio irrestrito da corte à magistrada, com trajetória de destaque e imensa respeitabilidade, conhecida por sua conduta exemplar e proba, que também exerce, atualmente, cargo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O conteúdo misógino, desrespeitoso e discriminatório expresso no vídeo divulgado nas redes sociais pelo ex-parlamentar Roberto Jefferson ofende e deprecia não somente a ministra, mas todas as mulheres, a sociedade brasileira e as instituições republicanas.

Importante esclarecer que declaração em nada se relaciona com liberdade de expressão, ao contrário, reforça a inadmissível violência praticada diariamente contra as mulheres e a tentativa antidemocrática e inadmissível de silenciar, ameaçar e amedrontar uma mulher no exercício constitucional de sua profissão. 

Ao perpetrar tal violência, o agressor desrespeita diversos diplomas legais de proteção à mulher, bem como normas nacionais e internacionais das quais o Brasil é signatário.

 

Desembargadora Graziela Leite Colares - presidente do TRT da 8ª Região 

 

#ParaTodosVerem: foto da fachada do Fórum Trabalhista de Belém. À esquerda, brasão do Brasil, com o texto “Poder Judiciário. Tribunal Regional do Trabalho”. Na parte inferior, em uma tarja azul com letras brancas, o texto “TRT-8 se une aos Tribunais brasileiros no apoio à Ministra Cármen Lúcia”. À direita, no canto, logo do Justiça do Trabalho.