Campanha do Círio 2022 encerra com palestra e ações na Escola Salesiana do Trabalho

Na ocasião foram entregues cerca de mil kits para os alunos da rede pública de ensino
Fotografia em ambiente fechado que reúne estudantes e coordenadores da Campanha do Círio 2022
— Foto: ASCOM8

Uma apoteose da campanha do Círio 2022, marcada pela participação de jovens, professores, voluntários do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, foi realizada na última quinta-feira, 24, no auditório da Escola Salesiana do Trabalho, localizada no bairro da Pedreira.

A programação iniciou com uma palestra da psicóloga Milena Cristina de Almeida, que abordou sobre um tema atual e importante para prevenção: suicídio. "Como o público-alvo é adolescentes, jovens, pensei em fazer uma abordagem mais reflexiva sobre o tema. Eu quero que eles saiam reflexivos daqui, que eles possam reverberar na cabeça deles, repassar isso. Ajudar o seu próximo e levar o aprendizado para sua vida pessoal. Os jovens são ótimos divulgadores nas redes sociais, jogos etc".

Para a diretora da Escola Salesiana do Trabalho, Leda Nunes, é de suma importância a abordagem do tema com a comunidade escolar. "A comunidade escolar está aqui de portas abertas, os alunos, professores e a Escola Salesiana do Trabalho está disposta a estar com este projeto para seguir em frente", comenta.

Padre  Gaudêncio Gomes Campos, responsável pela Pastoral da Escola Salesiana do Trabalho afirma que foi um momento ímpar de formação e de promoção social, e justamente porquê possibilita alcançar pessoas, adolescentes e jovens que estão nessa fase de construção de identidade. "Por isso torna-se um evento peculiar, porque vai com certeza gerar novos horizontes, novas possibilidades, novas experiências positivas, e esse evento significa muita coisa neste sentido, de possibilitar abrir horizontes a cada um deles", pontua.

Seguindo a programação, a desembargadora Maria Zuíla Dutra, coordenadora da Campanha do Círio 2022 do TRT-8 e coordenadora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, compartilhou a alegria e emoção de viver este momento na entrega dos Kits Escolares. "Este ano, com a doação de kit escolar, que foi objetivo da campanha, me deixou muito emocionada, porque na minha época de criança nunca tive um caderno novo, eu pedia às minhas colegas no final do ano as folhas que sobravam, costurava e era o meu caderno para o ano seguinte. Eu fico pensando que alegria que iria sentir se alguém doasse um kit escolar".

A magistrada deixou uma mensagem para os jovens estudantes sobre o Direito de Sonhar. "Teve um dia que eu, cansada de trabalho, eu falei do fundo do coração, eu não quero essa vida pra mim. Eu comecei a sonhar, como será daqui há 10 anos? Daqui há 30 anos? O direito de sonhar é um direito de todos nós, vocês estão nesta fase, da adolescência, direito de sonhar. Sonhem alto, sonhem com determinação, sonhem com coragem, sonhem com confiança na sua capacidade. Eu posso, eu vou conseguir realizar. Foi assim que eu sonhei, e ainda continuo sonhando", observou a desembargadora Maria Zuíla Dutra.

No final ela deixou uma linda mensagem de São João Paulo II, quando esteve no Brasil em 1980, em Belo Horizonte. "Vocês são o Belo Horizonte do futuro e sejam felizes", finaliza.

Kits Escolares – O motorista de aplicativo, Ivan Monteiro, acompanhou a programação do TRT-8 ao lado de seus três filhos, que receberam o Kit Escolar da Campanha do Círio 2022. "Estou muito feliz com essa oportunidade, e ouvir essa palestra da doutora Zuíla foi muito inspiradora para todos nós pais e filhos", comemora. A filha Tayla Aline Ferreira, 11 anos, ficou muito feliz ao receber o Kit e disse que vai estudar para no futuro ser médica veterinária.

 A juíza do Trabalho, Vanilza Malcher, também coordenadora da Comissão do TRT-8, que estava à frente da Campanha do Círio 2022, estava feliz em ver tantos jovens, pais, professores envolvidos nas ações deste ano. "Eu estudei em escola pública, fui professora, e, este ano arrecadamos sete mil kits escolares para os alunos da rede pública. A educação transforma vidas", finaliza.

Confira aqui as fotos do evento.

#ParatodosVerem: Foto 1-Fotografia em ambiente fechado que reúne centenas de estudantes, professores. Todos levantam Kits Escolares. À frente três mulheres com camisa laranja sorrindo, duas usam óculos de grau. Fim da descrição.

Foto 2- Fotografia em ambiente fechado com estudantes ao fundo. Em destaque duas mulheres vestindo uma camisa laranja. Do lado esquerdo uma mulher branca, com cabelos pretos amarrado e está de mãos dadas com outra mulher morena com cabelos longos na cor castanho. 

Foto 03 - Fotografia de uma família formada por três crianças, sendo dois meninos e uma menina e um senhor. Todos vestem preto e seguram material escolar. Todos sorriem. Fim da descrição.