X Semana Institucional do TRT-8 é marcada pelo reencontro presencial da magistratura da Oitava Região
A abertura da décima edição da Semana Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região foi marcada pelo caloroso reencontro presencial dos magistrados da Oitava Região, depois de dois anos de pandemia.
O evento iniciou nesta terça-feira, 29, no auditório Aloysio da Costa Chaves, no edifício sede do TRT-8 e, durante três dias, cerca de 80 magistrados participarão de palestras e mesas redondas com temas voltadas sobre cidadania, saúde, trabalho decente, entre outros.
Para o juiz do Trabalho substituto de Parauapebas, Pedro Augusto Vechi Moreira, esse momento é de conhecer pessoalmente os colegas magistrados e interagir com todos nesta Semana Institucional muito aguardada. "Muito bom ver todo mundo pessoalmente, uma forma de encontrar todos que foram nomeados comigo. Nós conversamos muito só pela internet. Estou há um ano e meio no TRT-8, atuo na cidade de Parauapebas que é uma jurisdição muito pesada, mas com um trabalho produtivo", pontua.
O juiz do Trabalho, Douglas Pinheiro Bezerra, lotado na 1ª VT de Macapá, é um dos coordenadores do Cejusc de Macapá, e estava muito feliz em participar deste momento no Regional da Oitava Região. "Eu ingressei em abril de 2021, há menos de dois anos. Somos egressos do primeiro concurso nacional e todo esse processo de ingresso no tribunal foi telepresencial. Nós tomamos posse telepresencial, os cursos de formação nacional e regional foram telepresenciais, o protocolo de ingresso na jurisdição foram telepresenciais. Esse é o primeiro evento presencial que a nossa turma pode se conhecer. Acho a jurisdição Macapá excelente, organizada, as oito varas funcionam bem e estamos em processo de itinerância, e isso tem rendido bons frutos em relação ao acesso à justiça", comemora o magistrado.
Leandro Moreira Donato, juiz do Trabalho substituto da 1ª VT de Santarém, ressalta que todos os magistrados estavam esperando por esse momento. "A Semana Institucional é o momento para todos nós recebermos bastante conteúdo, conhecer de verdade as pessoas, interagir, e estávamos todos esperando por esse momento".
Jaime Polachini Neto, juiz do Trabalho substituto da 5ª Vara de Macapá, desde de 2021 estava bem entusiasmado com a progamação da X Semana Institucional. "Minha primeira semana institucional no formato presencial, é muito bom ter a oportunidade de conhecer cada um e ter o contato com cada colega que atua em outra região. Eu estou morando em Macapá, título de eleitor de Macapá, time do coração. Estou muito feliz e muito contente atuando na cidade", comemora.
Programação - O juiz do Tribunal de Justiça da Bahia, André Felipe Gomma, foi o facilitador do tema: "O exercício de liderança em resolução de disputas", que abriu a programação da X Semana Institucional do TRT-8.
O magistrado fez uma análise do momento pós pandemia. "Estamos saindo de um período de pandemia que promoveu uma série de mudanças no Judiciário como um todo e, para continuar essa série de mudanças, precisamos pensar em premissas para essas mudanças e futuras adaptações. São as pessoas que vão contribuir com a evolução do Estado, e devemos pensar onde vamos nessa sociedade e, principalmente, pensar o judiciário como centro de harmonização dessa sociedade. Estou muito feliz, muito honrado em estar aqui e também pelo engajamento dos magistrados", observa.
Na segunda parte de atividades pela manhã, foi apresentada uma exposição "Estudos acadêmicos na Amazônia" pelos integrantes do curso de mestrado profissional em Direito e Desenvolvimento na Amazônia no Programa de Pós graduação da UFPA.
A Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Oitava Região (Amatra), juíza Roberta de Oliveira Santos, afirma que o evento é um momento de congraçamento, encontro, reunião, conhecer colegas. "Momento também de conversar com a instituição. Momento de pensarmos qual instituição queremos ser? Momento que o Tribunal dá essa oportunidade de ouvir os magistrados, um momento de reflexão e debate", pontua.
Os desembargadores Antonio Oldemar Coelho e Raimundo Itamar Lemos, compartilharam da mesma opinião que o evento será um momento ímpar para o contato pessoal e direto. "Isso pra nós é muito importante trocar experiências e conhecimento", ressalta o desembargador Antonio Oldemar Coelho. "Gratificante estar aqui, pois é confraternização presencial, uma troca de experiências, de ideais, os juízes mais novos têm muito a apresentar para nós, juízes mais antigos. Esse momento é um momento nosso, em que aprendemos e trocamos experiências", finaliza o desembargador Raimundo Itamar Lemos Filho.
Durante a cerimônia oficial de abertura, o diretor da EJUD-8, desembargador Walter Paro, falou da alegria de celebrar este momento com todos os magistrados da Oitava Região. A desembargadora presidente do TRT-8, Graziela Leite Colares, destacou que o evento foi produzido por todos que fazem o Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, sob a coordenação da EJUD-8. "Há muito tempo esperamos por esse momento. Essa é a nossa X Semana Institucional que marca a retomada dos nossos encontros presenciais, depois de tudo que passamos. Estarmos aqui significa a continuidade necessária das nossas vidas e de nossa instituição, que não vacilou e atuou de todas as formas com segurança para continuidade de nossos serviços, mesmo diante de tanta dúvida. Alguns aqui estão se encontrando pela primeira vez, que nunca tenham estado em nossas instalações. Este encontro permitirá estreitar ainda mais os laços, sempre com um objetivo de melhor entrega aos jurisdicionados. Certo que daremos o nosso melhor. A gestão é uma corrida de revesamento. Desejo que todos os momentos sejam de aprendizados, crescimento e fortalecimento da nossa instituição", finaliza a magistrada.
Confira aqui as fotos do evento.
#ParatodosVerem: Fotografia de ambiente fechado. Do lado direito, uma mulher branca com os cabelos ruivo soltos, usa óculos e fala ao microfone no púpito. Ao fundo a identidade visual com o texto: X Semana Institucional do TRT-8 – Justiça e Cidadania. Ao centro a logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região. Fim da descrição.